O açafrão da terra (Curcuma longa L.), também conhecido como cúrcuma, turmérico, raiz de sol, açafrão da índia e gengibre amarelo, é um ingrediente que pode ser amplamente utilizado na nossa culinária, tendo ótimos benefícios a nossa saúde quando relacionados com hábitos saudáveis.

– O que é?

Trata-se de uma planta herbácea da família do gengibre, com origem na Ásia (Índia e Indonésia). A sua raiz é seca e moída, obtendo um pó de coloração amarelada brilhante que tem uma infinidade de uso, principalmente como condimento e corante.

É possível utilizá-lo tanto na culinária, quanto na confecção de perfumes, medicamentos e tecidos.

É muito utilizado na tradicional medicina Ayurveda, desenvolvida na Índia, sendo indicada para resfriados, sinusites, infecções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo. A maior parte utilizada sem uma comprovação cientifica exata, apenas a partir da observação da população.

Na culinária é utilizado devido ao seu cheiro forte, mas agradável, e sabor picante, e, devido as suas propriedades nutricionais.

– Formas de utilização o Açafrão

            A sua utilização pode ocorrer de várias formas, como decocção (fervura), infusão, tintura (preparação com álcool), pó micronizado, extrato seco, extrato padronizado e extrato fluido. A sua forma irá depender do tratamento.

– Principais benefícios

            Os principais benefícios do açafrão da terra são decorrentes da curcumina, um micronutriente que tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, podendo assim auxiliar nas doenças relacionadas a esses dois fatores, como é o caso da síndrome metabólica, diabetes, artrite, entre outras.

            Os benefícios apontados são através de suplementação, pois trata-se de um nutriente com baixa disponibilidade quando consumidos por via oral através da alimentação (tem pequena absorção, metabolismo e eliminação rápida). Assim, por meio da suplementação é adicionado outros nutrientes que aumentam a sua biodisponibilidade.

            Um grupo que pode se beneficiar bastante da suplementação da cúrcuma são os indivíduos com artrite (doença degenerativa inflamatória). Apesar de não possuir cura, o uso da cúrcuma melhora a funcionalidade e dor, através da redução de marcadores de inflamação.

Síndrome metabólica

            A síndrome metabólica é um grupo de doenças que engloba a resistência à insulina, hiperglicemia, hipertensão, obesidade, níveis altos de triglicerídeos e colesterol LDL, e baixos níveis de colesterol HDL. Por se tratar de uma doença inflamatória sistêmica a cúrcuma pode agir na redução das concentrações de citocinas pró-inflamatórias.

Açafrão auxilia no emagrecimento?

            Provavelmente todos os benefícios do uso do açafrão ainda não foram listados e ainda falta muitos estudos para que seja possível saber a dose, composição e frequência do consumo da suplementação.

            Um possível benefício que é o tão esperado e desejado por todos é relacionado ao emagrecimento. Devido a sua potente ação anti-inflamatória pode sim auxiliar no processo de emagrecimento e redução daquelas gordurinhas indesejadas.

            Isso ocorre devido a ação de reduzir o colesterol elevado, reduzir a glicemia e melhorar a resistência a insulina. Além disso, um possível efeito que é inibe a produção de gordura pelo corpo.

Tem contraindicação?

            Não é indicado para indivíduos com doenças gastrointestinais, principalmente úlceras gástricas. Alguns estudos mostraram que o uso prolongado ou em altas doses em pessoas com problemas gastrointestinais pode ocorrer a piora dos sintomas.

            É contraindicado, também, para gestantes, já que pode ter efeito de estimulante hormonal, podendo induzir ao aborto, e pessoas com disfunção na coagulação sanguínea, principalmente quem utiliza anticoagulantes.

            E obviamente, é contraindicado para indivíduos que possuem alergia ao açafrão.

– Quanto usar?

            Ainda não existe uma recomendação precisa da quantidade de açafrão que deve estar na nossa alimentação ou através do suplemento nutricional, pois os estudos mostram doses diferentes para cada benefício.

Caso você queira realizar uma suplementação com os nutrientes presentes no açafrão, é importante procurar um nutricional ou médico especializado em fitoterapia, assim é possível lhe indicar a melhor forma e dosagem para você.

Apesar de ser um condimento natural a sua ingestão em quantidade inadequada ou por longos períodos pode trazer prejuízo a saúde, devendo ser acompanho por um especialista.

– Referências

MARCHI, J. P.; TEDESCO, L.; MELO, A. da C.; FRASSON, A. C.; FRANÇA, V. F.; SATO, S. W.; LOVATO, E. C. W. Curcuma longa L., o açafrão da terra, e seus benefícios medicinais. Arq. Cienc. Saúde UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 3, p, 189-194, set./dez. 2016.

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