Limões e água com limão no copo de vidro

O tema da alimentação gera muito interesse e repercussão em diversos meios de comunicação.

Você já deve ter ouvido ou lido sobre “superalimentos” que são alimentos ou dietas que prometem benefícios para a estética e saúde de uma forma muito rápida.

Porém, essas informações comumente veiculadas em sites, redes sociais, programas de televisão, revistas e jornais costumam ser pouco qualificadas.

Um exemplo desses casos é a divulgação do efeito da água com limão sobre o peso.

Diversas mídias e pessoas leigas passaram a espalhar que a água com limão, especialmente em jejum, estaria relacionada com a redução de peso, prevenção de doenças, sendo um “superalimento” para a saúde.

A partir de então, os efeitos da água com limão se tornaram um mito da nutrição.

Um mito, porque nenhum estudo comprova sua eficácia promovendo emagrecimento ou outros benefícios terapêuticos.

Quanto ao consumo de água, esse sim tem importância para a saúde.

A seguir, veja alguns motivos pelos quais não indicamos água com limão para emagrecer, mas recomendamos o consumo adequado de água.

Água com limão Emagrece?

Uma das teorias que surgiu em torno da água com limão e emagrecimento foi relacionada a pectina, um tipo de fibra presente no limão, que traria maior sensação de saciedade, contribuindo para redução no consumo de calorias.

A pectina do limão está presente principalmente na casca da fruta, por isso você já pode imaginar que o consumo através da água com limão seja muito baixo para que possamos aproveitar um efeito desse tipo.

A opção para ingerir uma boa quantidade de fibras, hábito que está relacionado a maior saciedade e aí sim poderia auxiliar o processo de emagrecimento, é optar por frutas com casca, preferir frutas invés de suco, consumir grãos como chia, linhaça, gérmen de trigo e outros integrais, feijões e outras verduras e folhosos.

O que contribui para o emagrecimento é a alimentação variada e equilibrada, associada à atividade física e a outros hábitos de vida saudáveis, por isso reforçamos que não existe um alimento único capaz de promover o emagrecimento.

A ingestão de água em intervalos ao longo do dia é recomendada para manter uma boa hidratação, bom trânsito intestinal e saúde.

Por que é tão importante beber água?

Mais da metade do nosso peso corporal é água. Essa substância é essencial para manutenção da vida.

Nosso corpo tem uma série de processos que envolvem digestão, absorção e excreção, onde a água tem papel fundamental na regulação e bom funcionamento desses passos.

A água está envolvida inclusive no controle da nossa temperatura corporal.

A ingestão hídrica adequada previne uma série de doenças como litíase renal, infecção urinária, câncer de bexiga e doença renal crônica (DRC).

Por muito tempo se falou sobre o consumo generalizado de dois litros de água por dia, mas hoje existem recomendações que consideram diferenças individuais, orientando que em média 30mL por Kilo de peso corporal é uma boa medida de consumo.

O Guia Alimentar da População Brasileira recomenda que a ingestão de água deve ser obtida principalmente a partir do consumo de água pura e através da água contida em alimentos naturais e preparações culinárias.

Mas então tomar água com limão faz mal?

Mulher espremendo limão em um copo com água

Apesar da recomendação de priorizar o consumo de água pura, existem preparações conhecidas como água saborizada que podem contribuir para o aumento do consumo, o que é muito positivo para pessoas que tem dificuldade de consumir água.

Por isso, a adição de gotas ou rodelas de limão na água normalmente não tem contraindicação.

O que estamos dizendo nesse texto é que com o objetivo de favorecer o emagrecimento, a combinação em si não tem resultado comprovado.

Além do limão, outros ingredientes podem ser adicionados à água como laranja, manjericão, hortelã…etc, de acordo com as suas preferências de paladar.

O limão irrita o estômago?

Ok, você já sabe que água com limão não emagrece e não pretende tomar por esse motivo.

Porém, você gosta da combinação e quer saber se a acidez do limão oferece algum risco para a saúde?

A resposta é que não, a acidez é medida pelo valor mais baixo do pH. O pH do limão é 4,5 e o pH do estômago é 1,5. Isto quer dizer que o estômago é muito mais ácido que o limão.

Considerando a escala logarítmica, essa diferença de valores representa que o estômago é mil vezes mais ácido que um limão.

Sendo assim, beber uma limonada ou a água com limão não interfere em dores no estômago por conta da acidez, se você gosta, não tem contraindicação.

Considerações finais

As “promessas milagrosas” para emagrecimento são muito populares porque elas envolvem maior publicidade, elas chamam maior atenção para as mídias que estão veiculando e também alimentam um comércio de produtos e serviços com oferta de resultados rápidos.

Nenhum alimento apresenta propriedades que atendam todas as necessidades do nosso corpo e garantam saúde plena.

Uma alimentação variada, que combina nutrientes, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e promoção da saúde. Se tratando do emagrecimento, como já foi dito, uma combinação de hábitos saudáveis que incluem alimentação adequada e prática de exercícios físicos são necessários.

A água com limão pode ser consumida caso você goste dessa combinação, mas não caia na ilusão de que o método promova emagrecimento.

Sempre que ouvir uma recomendação inusitada ou muito específica envolvendo uma receita, um ingrediente ou alguma forma de consumo, questione: qual a fonte dessa informação?

REFERÊNCIAS

Araújo e colaboradores. Como a alimentação pode melhorar a imunidade? Dicas para uma alimentação saudável durante a quarentena. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências da Saúde Departamento de Nutrição – Serviço-Escola de Nutrição Emília Aureliano. Pernambuco, abril de 2020.

Ministério da Saúde Universidade Federal de Minas Gerais. Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição. Material de Apoio para Profissionais de Saúde Brasília — Distrito Federal, 2016.

Sophie Deram. Água com limão em Jejum. Brasil, 2018 [acesso 27/09/2020]. Disponível em https://sophiederam.com/br/agua-com-limao-jejum-2/