Anis estrelado: benefícios, usos e riscos potenciais

Imagem grande de um anis estrelado.
Imagem de Ajale por Pixabay

Alguém aí já ouviu falar do Anis-Estrelado? Vou colocar uma foto dessa belezinha depois da introdução, para você ver o porquê do nome dessa planta.

O que eu posso contar é que ela possui propriedades incríveis e é considerada uma especiaria de uso medicinal e culinário. Bacana, não é mesmo?

Mas, chega de papo e vamos ao que importa: será que o Anis-Estrelado emagrece?

Quais são os seus benefícios para o corpo? Ele é tóxico? Tudo isso e muito mais você só saberá se me seguir. Vem comigo?

Anis-Estrelado

O Anis-Estrelado (Illicium verum), conhecido como Estrela-de-Anis, Anis da China, Anis da Sibéria, Badiana ou Funcho da China é uma planta originária da Ásia (China e Vietnã) e pertence à família Illiciaceae.

Como comentei acima, ele é considerado uma especiaria muito utilizada na medicina e culinária que, a propósito, não é muito benquista no Brasil, por ter um gosto particularmente forte (os brasileiros preferem muito mais uma erva-doce na comida).

Seu fruto é colhido antes de amadurecer e possui um formato muito bonito de estrela. Seu nome veio do latim “illicere”, que significa atrair ou seduzir, por causa do agradável aroma que exala, ele teria o poder de “seduzir” as pessoas.

Ele ganhou o coração dos brasileiros somente na alta gastronomia por ser um ótimo decorador de pratos. 

Disponível em: <https://ervanarium.com.br/planta/anis-estrelado-plantas-medicinais/>. Acesso em: 11 de novembro de 2020.

O Anis-Estrelado possui grandes propriedades antissépticas, expectorantes, antiespasmódicas, carminativas, antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias, calmantes e digestivas.

Em sua composição, há óleos essenciais (transanetol) que possui comprovadas ações farmacológicas, linalol, limoneno, propanona, cis-anetol, l-terpenol, taninos, resina, saponinas, pentosanos, fibras, vitaminas (A e C) e minerais (ferro, magnésio, fósforo, cobre e cálcio).

Infelizmente, não foram achados materiais científicos que trouxessem à luz os valores nutricionais do Mulungu, somente seus aspectos farmacológicos e químicos, como por exemplo nos artigos de FREIRE (2008), WANG e colaboradores (2011) e PATRA e colaboradores (2020).

Benefícios

  • É um excelente antibacteriano e antifúngico para artigos cosmecêuticos (dermocosméticos) por conter anetol (óleo essencial): SILVA e colaboradores (2020);

  • Pode ser utilizado como fitoterápico em períodos de quimioterapia: ANVISA, 2007;

  • É um excelente antibacteriano e antifúngico, principalmente quando se trata de E. coli, Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus: FREIRE (2008) e DING e colaboradores (2020) (testes realizados em galinhas);

  • Previne e auxilia no tratamento de doenças do trato respiratório, como a asma e inflamação pulmonar alérgica: SUNG e colaboradores (2017);

  • Te efeito antinociceptivo (redução na capacidade de sentir dor), por conter anetol em sua composição. Essa redução de dor pode ser causada por uma diminuição na produção e/ou liberação de mediadores inflamatórios: RITTER e colaboradores (2014) (testes realizados em camundongos);

  • Seu óleo essencial e/ou suplementação dietética de Anis-Estrelado auxilia na melhora do peso corporal, diminuição do apetite e melhora da digestão: DING e colaboradores (2020) (mais testes precisam ser feitos, pois os do presente artigo foram realizados em frangos de corte).

Emagrece?

Por auxiliar na digestão e na diminuição do apetite, o Anis-Estrelado pode auxiliar um pouco no processo de emagrecimento.

Não é tão efetivo quanto outros chás e frutos que já vimos aqui. Lembrando que o seu uso isolado não trará resultados significativos, é necessária uma mudança de vida, com prática de exercícios diariamente e uma alimentação balanceada.

mulher magra vestindo uma calça jeans folgada ao lado uma balança branca.
Imagem de Tumisu por Pixabay

Contraindicações

O uso do Anis-Estrelado é contraindicado em casos de gravidez, lactação, crianças e para quem possui hipersensibilidade ao fruto.

Efeitos colaterais

O Anis-Estrelado é considerado seguro, mas, quando ingerido em grandes quantidades, pode causar náuseas e, caso seu óleo for aplicado diretamente na pele, pode causar alergias e/ou irritações na pele.

Receita

Chá de Anis Estrelado em uma xicara branca sobre uma mesa de madeira enfeitada com frutas secas.
Imagem de ValeriaLu por Pixabay

Chá de Anis-Estrelado

Ingredientes

  • 2 g de Anis-Estrelado;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

  • Ferva a água;
  • Após fervura, coloque o Anis-Estrelado e deixe descansar por cinco a 10 minutos;
  • Retire o Anis-Estrelado;
  • Você pode consumir o chá até três vezes ao dia.

Conclusão

O Anis-Estrelado é um fruto muito encontrado e consumido na Ásia, principalmente na China e Vietnã.

Por ter um gosto forte, não é muito apreciado no paladar brasileiro, mas vem ganhando espaço na culinária gourmet.

Ele contém propriedades maravilhosas, principalmente digestivas, o que pode auxiliar um pouco no processo de emagrecimento. Lembrando que não há milagres, é preciso uma mudança do estilo de vida, prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada para emagrecer.

Espero que você tenha gostado deste artigo. Até o próximo!

Fontes

  1. 58° CBQ – COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS FRUTOS DE ILLICIUM VERUM HOOK.F. ADQUIRIDOS EM CASA DE PRODUTOS NATURAIS NA CIDADE DE SÃO LUÍS –MARANHÃO.
  2. http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/1976/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_%C3%93leos 
0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notifique-me
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários