
Alguém aí já ouviu falar do Anis-Estrelado? Vou colocar uma foto dessa belezinha depois da introdução, para você ver o porquê do nome dessa planta.
O que eu posso contar é que ela possui propriedades incríveis e é considerada uma especiaria de uso medicinal e culinário. Bacana, não é mesmo?
Mas, chega de papo e vamos ao que importa: será que o Anis-Estrelado emagrece?
Quais são os seus benefícios para o corpo? Ele é tóxico? Tudo isso e muito mais você só saberá se me seguir. Vem comigo?
Anis-Estrelado
O Anis-Estrelado (Illicium verum), conhecido como Estrela-de-Anis, Anis da China, Anis da Sibéria, Badiana ou Funcho da China é uma planta originária da Ásia (China e Vietnã) e pertence à família Illiciaceae.
Como comentei acima, ele é considerado uma especiaria muito utilizada na medicina e culinária que, a propósito, não é muito benquista no Brasil, por ter um gosto particularmente forte (os brasileiros preferem muito mais uma erva-doce na comida).
Seu fruto é colhido antes de amadurecer e possui um formato muito bonito de estrela. Seu nome veio do latim “illicere”, que significa atrair ou seduzir, por causa do agradável aroma que exala, ele teria o poder de “seduzir” as pessoas.
Ele ganhou o coração dos brasileiros somente na alta gastronomia por ser um ótimo decorador de pratos.
Disponível em: <https://ervanarium.com.br/planta/anis-estrelado-plantas-medicinais/>. Acesso em: 11 de novembro de 2020.
O Anis-Estrelado possui grandes propriedades antissépticas, expectorantes, antiespasmódicas, carminativas, antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias, calmantes e digestivas.
Em sua composição, há óleos essenciais (transanetol) que possui comprovadas ações farmacológicas, linalol, limoneno, propanona, cis-anetol, l-terpenol, taninos, resina, saponinas, pentosanos, fibras, vitaminas (A e C) e minerais (ferro, magnésio, fósforo, cobre e cálcio).
Infelizmente, não foram achados materiais científicos que trouxessem à luz os valores nutricionais do Mulungu, somente seus aspectos farmacológicos e químicos, como por exemplo nos artigos de FREIRE (2008), WANG e colaboradores (2011) e PATRA e colaboradores (2020).
Benefícios
- É um excelente antibacteriano e antifúngico para artigos cosmecêuticos (dermocosméticos) por conter anetol (óleo essencial): SILVA e colaboradores (2020);
- Pode ser utilizado como fitoterápico em períodos de quimioterapia: ANVISA, 2007;
- Possui propriedades antivirais por possuir fitoquímicos: LIU e colaboradores (2020) e PATRA e colaboradores (2020);
- Possui capacidade antioxidante: JIANG e colaboradores (2020) (testes realizados leitões) e YU e colaboradores (2018) (galinhas poedeiras);
- É um excelente antibacteriano e antifúngico, principalmente quando se trata de E. coli, Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus: FREIRE (2008) e DING e colaboradores (2020) (testes realizados em galinhas);
- Auxilia na melhor ação do sistema imunológico em nosso corpo: PENG e colaboradores (2016);
- Previne e auxilia no tratamento de doenças do trato respiratório, como a asma e inflamação pulmonar alérgica: SUNG e colaboradores (2017);
- Tem potencial hepatoprotetor contra lesão hepática aguda por causa dos flavonóides (catequinas) presentes em sua composição: ISLAM e colaboradores (2019) (testes realizados em ratos) e ZHANG e colaboradores (2020) (testes realizados em leitões);
- Atenua lesões agudas renais: testes realizados em ratos por ISLAM e colaboradores (2019);
- Te efeito antinociceptivo (redução na capacidade de sentir dor), por conter anetol em sua composição. Essa redução de dor pode ser causada por uma diminuição na produção e/ou liberação de mediadores inflamatórios: RITTER e colaboradores (2014) (testes realizados em camundongos);
- É um excelente repelente contra insetos, além de os já falados fungos e bactérias: WEI e colaboradores (2014) e PARK e colaboradores (2018);
- Possui efeitos hipotérmicos, analgésicos, sedativos e anticonvulsivantes: WANG e colaboradores (2011);
- Seu óleo essencial e/ou suplementação dietética de Anis-Estrelado auxilia na melhora do peso corporal, diminuição do apetite e melhora da digestão: DING e colaboradores (2020) (mais testes precisam ser feitos, pois os do presente artigo foram realizados em frangos de corte).
Emagrece?
Por auxiliar na digestão e na diminuição do apetite, o Anis-Estrelado pode auxiliar um pouco no processo de emagrecimento.
Não é tão efetivo quanto outros chás e frutos que já vimos aqui. Lembrando que o seu uso isolado não trará resultados significativos, é necessária uma mudança de vida, com prática de exercícios diariamente e uma alimentação balanceada.

Contraindicações
O uso do Anis-Estrelado é contraindicado em casos de gravidez, lactação, crianças e para quem possui hipersensibilidade ao fruto.
Efeitos colaterais
O Anis-Estrelado é considerado seguro, mas, quando ingerido em grandes quantidades, pode causar náuseas e, caso seu óleo for aplicado diretamente na pele, pode causar alergias e/ou irritações na pele.
Receita

Chá de Anis-Estrelado
Ingredientes
- 2 g de Anis-Estrelado;
- 250 mL de água.
Modo de preparo
- Ferva a água;
- Após fervura, coloque o Anis-Estrelado e deixe descansar por cinco a 10 minutos;
- Retire o Anis-Estrelado;
- Você pode consumir o chá até três vezes ao dia.
Conclusão
O Anis-Estrelado é um fruto muito encontrado e consumido na Ásia, principalmente na China e Vietnã.
Por ter um gosto forte, não é muito apreciado no paladar brasileiro, mas vem ganhando espaço na culinária gourmet.
Ele contém propriedades maravilhosas, principalmente digestivas, o que pode auxiliar um pouco no processo de emagrecimento. Lembrando que não há milagres, é preciso uma mudança do estilo de vida, prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada para emagrecer.
Espero que você tenha gostado deste artigo. Até o próximo!
Fontes