Castanha da Índia Emagrece?

A castanha da Índia é uma oleaginosa vinda do castanheiro-da-Índia. Mesmo sendo um alimento natural, a castanha não é completamente recomendada para ser consumida in natura, por conta da esculina, veneno encontrado na semente crua. Mas, muitas pessoas usam a castanha crua em minúsculas porções.

A Castanha da Índia é muito indicada no tratamento de vários problemas de saúde e também em lesões. A oleaginosa pode ser encontrada em diversos estabelecimentos e de várias formas, como em cápsulas, comprimidos, pó e até mesmo na sua forma crua.

 Se você ficou curiosa e quer saber se essa castanha pode, de fato, te ajudar no emagrecimento ou no combate a algumas doenças, continue lendo o conteúdo e confira!


Castanha da Índia – O que é?

Chamada cientificamente de Aesculus hippocastanum, a castanha da Índia é uma oleaginosa muito conhecida pelos seus benefícios e uso em diversos tratamentos, como hemorróidas e infecções na pele. Também é utilizada comumente na perda de peso e eliminação de celulites pelo público feminino.

 Essa oleaginosa pode ser achada para venda em diversas formas e precisa ser consumida de forma moderada, para que não corra o risco de sofrer com seus efeitos colaterais. 

Principais nutrientes da castanha da Índia

A castanha é rica em fibras e proteínas, promovendo a saciedade e auxiliando a perda de peso. Também é rica em cálcio, magnésio, fósforo e ferro e em gorduras “boas” que reduzem o colesterol LDL, capaz de entupir as artérias.

Diferença entre Castanha da Índia e Noz da Índia

É normal confundir esses dois alimentos, ainda mais por conta da semelhança no nome. Mas, eles estão longe de serem o mesmo alimento.

Na verdade, é bem interessante que você leia com atenção esse tópico, porque a principal diferença entre esses alimentos é que um é permitido o consumo e o outro não.

 Desde fevereiro, do ano de 2017, a noz da Índia foi proibida. O problema da noz é que ela funciona como uma espécie de laxante, então, muitas mulheres tomavam e até perdiam peso, mas não era de forma saudável e logo adoeciam. A castanha da Índia, diferente da noz, é liberada para consumo e conta com diversos benefícios.

Castanha da Índia – Para que serve?

Como a castanha da Índia possui propriedade adstringente, anti-inflamatória, estimulante, vasoprotetora e anti-hemorroidal, ela serve para ajudar no tratamento de muitos problemas, como:

  • Má circulação;
  • Cólicas menstruais;
  • Varizes;
  • Hemorróida;
  • Dermatite.
  • Dor nas pernas;
  •  Inflamações gerais na pele.

A Castanha da Índia consumida in natura possui alguns riscos, mas é uma das formas mais efetivas de absorver os seus benefícios. Portanto, continue lendo o conteúdo antes de consumir a quantidade que você acredita ser ideal.

Como Funciona

A castanha da Índia, uma oleaginosa que é facilmente encontrada no sudeste da Europa, é muito utilizada no tratamento de vários problemas, assim como também é muito consumido por pessoas que desejam emagrecer.

Seu funcionamento é simples. Afinal, é um produto completamente natural, é a semente da árvore muito conhecida por “castanheiro-da-Índia”, e você pode encontrar para consumo de diversas formas, como, por exemplo: em cápsulas, pó, folhas, cremes e até mesmo sabonetes.

Você pode tomar in natura (em minúsculas porções por conta dos efeitos colaterais), em chás, infusões, cápsulas e até mesmo acompanhando sucos e vitaminas.

Castanha da Índia – Benefícios

O ponto forte da Castanha da Índia, mesmo que muitos acreditem que é o emagrecimento, na verdade, é a melhora nos problemas circulatórios. A castanha previne que acidentes vasculares aconteçam e ainda melhora o tônus do vasos sanguíneos, fazendo com que o sangue volte com mais facilidade para o coração.

Além de ter eficácia comprovada no sistema circulatório, a castanha conta com benefícios que encantam os olhos do público feminino, como:

  • Livre de celulites: como a castanha ajuda o sistema circulatório, a formação de celulites é dificultada. O que garante uma melhora gigantesca na aparência da pele.
  • Hemorróidas: com suas propriedade anti-inflamatórias, a castanha auxilia no tratamento de hemorróidas. Mas, antes de fazer o uso para esse fim, converse com um proctologista.
  •  Lesões esportivas: além das hemorróidas, as propriedades anti-inflamatórias da castanha também ajuda no tratamento de lesões esportivas.

Castanha da India – Emagrece?

Sim! A castanha da Índia é responsável por contribuir com o emagrecimento, e isso acontece porque essa pequena oleaginosa combina algumas propriedades que facilita bastante a perda de peso.

A castanha da Índia e diversas outras castanhas possuem vários benefícios, como, por exemplo: ação diurética, sensação de saciedade, aceleração do metabolismo e melhora considerável no funcionamento do intestino.

Mas, o que faz esse castanha diferente das outras que encontramos no mercado é sua ação na corrente sanguínea. A formação de celulite acontece quando o seu sistema sanguíneo não funciona de maneira adequada, o que acaba prejudicando a troca de oxigênio de uma célula para outra, fazendo com que você tenha uma pele repleta de celulites.

O que significa que, se a castanha da Índia auxilia na circulação, além de você emagrecer com todos os outros benefícios, você ainda conseguirá eliminar as celulites.

Para que você consiga emagrecer e ficar livre das celulites, você precisa ingerir a castanha de maneira adequada. Até porque, seu consumo em excesso pode fazer com que você acabe sofrendo com os seus efeitos colaterais.

Como consumir a castanha da Índia para emagrecer?

O consumo da castanha da Índia precisa ser bem pequeno, para que você não corra o risco de sofrer com seus efeitos colaterais, que pode iniciar com sensação de fraqueza e até causar a morte, por conta da esculina, veneno encontrado na castanha. 

Então, para que você consiga se beneficiar com as propriedades dessa castanha, você pode consumir no café da manhã, entre às 9h e 10h. A quantidade precisa ser pequena, então é recomendado que você inicie o consumo partindo a castanha em oito pequenos pedaços e consuma apenas um. Faça isso durante uma semana.

Depois da primeira semana, que podemos chamar de semana de adaptação, você pode cortar a castanha em 4 pedaços e consumir apenas um pedaço. É bom que o consumo não passe dessa quantidade e que você faça uso apenas uma vez no dia, de manhã. Até porque, como eu disse, o alto consumo pode acarretar em complicações na saúde.

 Você também pode tomar em chá, comprimidos e também cápsulas, que são formas mais seguras de fazer o uso da castanha. 

Por que a castanha da Índia emagrece?

Porque, além de ter propriedades que auxiliam na perda de peso, como outras oleaginosas, a Castanha da Índia ainda combate a má circulação fazendo com que o corpo pare de reter líquidos e consiga se livrar das toxinas. O que significa que, além do emagrecimento, você ainda irá desinchar e parar de formar celulites.

Castanha da Índia – Cápsulas

A castanha da Índia na forma de cápsulas é interessante pela praticidade. Você compra e consome duas cápsulas ao dia, que é o suficiente para que você consiga aproveitar os benefícios que a castanha proporciona.

Castanha da índia em comprimidos emagrece?

Sim! Toda e qualquer forma da castanha da Índia emagrece, pois a manipulação não faz com que as suas propriedades e ação se perca. No caso dos comprimidos, é indicado que você tome 1 comprimido de 3-4 vezes ao dia, de manhã, antes das refeições principais e de noite, quando for deitar.

O que é castanha da índia composta?

A castanha da Índia composta é uma espécie de suplemento alimentar. Não é a castanha pura, no caso da composta, além da castanha, possui erva de bicho, salsaparrilha e rutina.

Castanha da índia e rutina emagrece?

Sim! Na verdade, juntos eles formam uma dupla extremamente rica contra a gordura.

Se você leu até aqui, sabe quais são os benefícios e como funciona a castanha da Índia. Agora, quando a castanha é combinada com a rutina, que é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório que promove vários benefícios para a saúde e perda de peso, você obtém uma bomba para a saúde. Na forma positiva, claro.

o que é rutina? [resumo]

A rutina é um bioflavonóide hidrossolúvel. Ou seja, é um pigmento de planta que pode ser encontrado em alguns vegetais e até mesmo em algumas frutas cítricas, como as maçã e o figo. A rutina é um antioxidante e anti-inflamatório poderoso.

Quanto a castanha da Índia emagrece?

É extremamente relativo, não existe maneira de descobrir quanto, em exato, você poderá emagrecer com o consumo da castanha. Mas, você pode ter uma média com base nos relatos de quem já fez uso, que, neste caso, muitas pessoas já chegaram a perder cerca de 4kg por mês com a castanha.

É claro que você precisa considerar que o uso da castanha precisa acompanhar hábitos melhores. Até porque, a castanha não é um produto milagroso. Então, tente equilibrar o consumo da castanha com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

Chá de castanha da índia

Se você sofre de hemorróidas, infecções na pele ou inflamações nas articulações e no corpo, você pode tomar um chá feito com as folhas da castanha da Índia. Para as mulheres é interessante, já que funciona bem na eliminação do inchaço.

Para fazer, é simples, basta colocar 30g de folhas de castanha em 1 litro de água fervente e deixar descansar por 20 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras por dias.

Contraindicações da castanha da Índia

O uso da castanha da Índia é contraindicado no caso de:

  • Grávidas e lactantes;
  • Diabéticos;
  • Pessoas que sofrem de complicações renais;
  • Pessoas que sofrem de problemas de fígado;
  • Pessoas que estão no pós-operatório;
  • Pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais.

Quantidade recomendada

A quantidade recomendada de castanha da Índia em comprimido é de três comprimidos por dia, de oito em oito horas. Agora, se você quiser arriscar e tomar a castanha in natura, você pode partir a castanha em oito pedaços e consumir um pedacinho por dia. Para finalizar, no caso da castanha em cápsulas, é indicado que você tome apenas 1 cápsula por dia.

Os riscos da castanha da Índia

É interessante que você seja cuidadoso no consumo da castanha da Índia, até porque, se você consumir in natura, em excesso e se você não for uma pessoa indicada para o uso, pode ser que você experimente na pele os efeitos colaterais dessa oleaginosa que, em casos mais extremos, pode levar a morte.

Há riscos no consumo em excesso?

Sim! A castanha da Índia pode ser bem perigosa para pessoas que não são indicadas, como gestantes, e se consumida em excesso.

Castanha da Índia – Efeitos colaterais

A castanha da Índia, infelizmente, conta com a possibilidade de surgimento de alguns efeitos colaterais, ainda mais quando é consumido em excesso ou por pessoas que não podem consumir a oleaginosa.

Mesmo sendo um alimento repleto de benefícios, existem alguns sintomas que você deve ficar atenta e, no caso de aparecimento, suspenda imediatamente o uso e procure um médico. São elas:

  • Dores no estômago;
  • Vermelhidões na pele;
  • Fraqueza;
  • Dores de cabeça;
  • Coceira;
  • Pupilas dilatadas;
  • Tonturas;
  • Sensação de estômago estufado.

Onde encontrar e comprar

Você pode encontrar em farmácias e lojas de produtos naturais. Mas, se na sua região você não conseguir encontrar a castanha da Índia facilmente, existem várias lojas online que oferecem essa castanha com um preço bastante acessível.

 No caso da castanha em comprimido, é interessante que, antes de você manipular, procure um médico e leia a bula com atenção, para evitar os efeitos colaterais.
Click Here to Leave a Comment Below 0 comments

Leave a Reply: