A Alcachofra é uma planta muito conhecida por seus benefícios à saúde. Vou dar um spoiler e dizer que ela é ótima para a saúde do coração. Muitas pessoas apreciam essa planta em suas refeições, mas você sabia que ela dá um ótimo chazinho? É sobre ele que vamos falar hoje, o Chá de Alcachofra. Será que ele emagrece? É tóxico? Pode ser tomado por todos? Quais são seus benefícios? Tudo isso e muito mais você saberá se me acompanhar, vem comigo?

Alcachofra

A Alcachofra (Cynara scolymus), também conhecida como Alcachofra-Hortense ou Alcachofra-Comum é uma planta nativa do Mediterrâneo, pertencente à família Asteraceae. Seu nome vem do árabe al-kharshûf, que significa “planta espinhosa”. Apesar de sua origem ser mediterrânea, essa planta é muito cultivada no Brasil e utilizada na culinária de seus moradores, bem como em toda a América do Sul. Ela é bastante consumida em sua forma natural, em cápsulas e como um produto fitoterápico em forma de chás. Ela é encontrada em mercados, feiras, lojas de suplementos naturais, farmácias de manipulação e loja de produtos naturais. A Alcachofra possui propriedades anti-escleróticas, antimicrobiana, antitumoral, depurativas do sangue, antioxidantes, anti-inflamatórias, laxantes, diuréticas, hipotensoras, antitérmicas, hepatoprotetoras, flavonóides, polifenóis, ácido gálico, ácido protocatéico, esculetina, quercetina, luteolina, vitaminas (A, complexo B, C e E), ácido fosfórico, ácido sílicico, fibras e minerais (cobre, manganês, magnésio, sódio). Abaixo, disponibilizei uma tabela com as informações nutricionais do vegetal Alcachofra.

AlcachofraUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal47
Águag84.94
Proteínag3.27
Gorduras Totaisg0.15
Carboidratosg10.51
Fibra Alimentarg5.4
Sódiog94

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com o Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM – UNIFESP)

Benefícios

Emagrece?

Como vimos acima, nos benefícios, a Alcachofra possui propriedades maravilhosas antioxidantes, diuréticas, digestivas, saciantes e anti-inflamatórias que auxiliam na perda de peso, principalmente se o seu chá for associado com a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada e saudável. O Chá de Alcachofra sozinho não faz milagres.

Contraindicações

O Chá de Alcachofra é contraindicado não deve ser muito consumido por pessoas que possuem obstruções do ducto biliar, problemas de vesícula, alergia à Alcachofra, durante a gravidez e amamentação. Para pessoas que fazem o uso de remédios para baixar o colesterol e a pressão também não é indicado, pois a mesma possui efeito hipotensor e de hipocolesterolemia.

Efeitos colaterais

O consumo excessivo da Alcachofra ou do seu chá pode causar alguns efeitos colaterais:

  • Muita diurese;
  • Obstrução do canal biliar;
  • Diarréia;
  • Flatulência;
  • Aumento excessivo do fluxo da bile, podendo formar cálculos biliares;
  • Reações alérgicas (erupções cutâneas, urticária, inchaço, entre outros).

Receitas

Quer aprender a fazer um chá de Alcachofra? Pegue papel e caneta e anote tudinho!

Chá de Alcachofra

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa folha Alcachofra;
  • 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo:

  • Lave e higienize bem as folhas de Alcachofra;
  • Ferva a água e adicione as folhas fatiadas;
  • Deixe ferver por mais cinco minutos;
  • Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos;
  • Coe e sirva.

Esse chá pode ser tomado até três vezes ao dia, principalmente 30 minutos antes das principais refeições.

Conclusão

A Alcachofra é um vegetal muito encontrado nas regiões Mediterrâneas. Seu consumo é fortemente feito pelos brasileiros, estando nas mesas das famílias seja em forma de salada, cozido ou até mesmo em sucos e chás. Por falar nisso, o chá de Alcachofra possui excelentes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, diuréticas, hipocolesterolêmicas e hipoglicemiantes que auxiliam no processo de emagrecimento, caso você realize exercícios e mude sua alimentação e estilo de vida. Espero que você tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Fontes

  1. Alcachofra, crua | Tabela de Composição Química dos Alimentos
  2. Composição química e atividades biológicas das folhas de Cynara scolymus L. (alcachofra) cultivada no Brasil
  3. Cynara scolymus L. (Alcachofra)