Chá de alecrim: para que serve e como preparar

Erva alecrin freca sobre um prato retangular branco.
Imagem de WONJAE LEE por Pixabay

Quem aí já ouviu falar do Alecrim ou já tomou o seu chá?

Eu, particularmente, acho uma delícia! Você já ouviu falar sobre ele?

Será que ele emagrece? É tóxico? Quais são suas propriedades e composição?

Tudo isso e muito mais você só saberá se me seguir por este artigo.

Eu já posso adiantar com um spoiler básico que o Chá de Alecrim dá aquele ânimo para quem precisa, mas você só vai descobrir se ler tudinho, hein?!

Vem comigo!

Alecrim

O Alecrim (Salvia rosmarinus) é uma erva aromática muito comum na região do Mediterrâneo e pertence à família Lamiaceae.

Por causa de seu aroma característico, os romanos o chamavam de “rosmarinus” (como no nome científico), que significa “orvalho do mar”, justificados pelas flores azuladas que são muito presentes nas praias do Mediterrâneo.

É importante observar que o cultivo do Alecrim é feito de 0 a 1.500 metros de altitude, preferencialmente em solos calcários.

Historicamente, o Alecrim era muito utilizado pelos gregos em seus cabelos, principalmente quando submetidos à exames e para estimular a memória.

Por isso vemos muitos heróis gregos na mitologia utilizando essa erva aromática. Além disso, ele é um símbolo de fidelidade entre namorados e era usado na Era Medieval para purificar os quartos dos doentes.

Erva alecrim sobre uma mesa de madeira.
Imagem de JoannaSz por Pixabay

Essa erva aromática possui propriedades tônicas, estimulantes, cicatrizantes, protetoras, anti-tumorais, anti-depressivas, diuréticas, anti-espasmódicas, relaxantes, descongestionantes, vasodilatadoras, antioxidantes e conservantes.

Em sua composição há óleos essenciais, compostos fenólicos (principalmente ácido cafeico, ácido clorogênico e rosmarínico), diterpenos tricíclicos, taninos, saponinas, álcool perílico, flavonóides, vitaminas (A, C, B2 e B6) e minerais (magnésio, ferro, fósforo, zinco e cálcio).

O Chá de Alecrim serve para tratar diversas doenças. Abaixo, disponibilizo duas tabelas com informações nutricionais do Alecrim (fresco e seco):

Alecrim FrescoUnidade1 colher de sopa (1,7 g)
Valor EnergéticoKcal2
Águag1.15
Proteínag0.06
Gorduras Totaisg0.1
Carboidratosg0.35
Fibra Alimentarg0.2
Sódiog0

*Os valores citados estão de acordo com o Departamento de Informática em Saúde – EPM UNIFESP

Alecrim Seco (Condimento)Unidade1 colher de sopa (1,7 g)
Valor EnergéticoKcal11
Águag0.31
Proteínag0.16
Gorduras Totaisg0.5
Carboidratosg2.11
Fibra Alimentarg1.4
Sódiog2

*Os valores citados estão de acordo com o Departamento de Informática em Saúde – EPM UNIFESP

Benefícios

  • Melhora a digestão devido às propriedades anti-espasmódicas e carminativas, sendo ideal para indivíduos que sofrem de constipação, inchaço e câimbras locais. Além disso, ele serve para melhorar problemas digestivos e a absorção de nutrientes pelo intestino, aliviando assim inflamações locais: ERCAN e EL (2018) (potente inibidor das enzimas digestivas lipase, alfa amilase e alfa glucosidase); 

  • Possui um grande potencial relacionado a problemas cardíacos e de dislipidemia: AL-OKBI e colaboradores (2018) e XIE e colaboradores (2016) (ratos obesos foram tratados com extratos de éter de Alecrim. Como resultado, houve uma melhora no potencial do metabolismo lipídico e ao emagrecimento desses ratos, diminuindo assim o conteúdo lipídico no fígado);

  • Pode ser usado na cosmética, pois faz bem à pele: NOBILE e colaboradores (2016) (evita o processo de envelhecimento extrínseco, principalmente quando associada com outros componentes, como os da toranja);

  • Pode ser utilizado na terapia adjuvante na remodelação cardíaca após Infarto Agudo do Miocárdio: RAFACHO e colaboradores (2017) (estudo feito com ratos induzidos ao Infarto Agudo do Miocárdio);

Emagrece?

Como vimos acima, pode ser utilizado para quem deseja emagrecer e está com sobrepeso e/ou obeso, por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidepressivo, ansiolítico, hepatorreparadoras e protetoras em casos de dislipidemias.

Lembrando que é necessária uma mudança de vida, não adianta somente tomar o chá, ele não é milagroso.

Você precisa realizar uma reeducação alimentar saudável e praticar exercícios.

Mulher magra fazendo alongamento em um campo.
Imagem de James Riess por Pixabay

Contraindicações

O Chá de Alecrim é contraindicado em casos de gravidez, amamentação e por crianças menores de cinco anos.

Não é indicado seu uso por pessoas com patologias hepáticas, pois há o aumento da produção da saída da bile, o que poderá prejudicar ainda mais o paciente.

O chá de Alecrim pode interagir com alguns tipos de medicamentos, como diuréticos, anticoagulantes e reguladores de pressão (o Alecrim possui ação hipotensora).

Portanto, é de suma importância consultar o seu médico antes de tomar o chá.

Efeitos colaterais

O Chá de Alecrim é considerado bastante seguro, mas, quando ingerido em excesso, pode causar quadros de vômitos e náuseas. 

Receita

Chá de Alecrim

Ingredientes:

  • 5 g de folhas Alecrim fresco;
  • 150 mL de água fervida.

Modo de preparo:

  • Adicione as folhas de Alecrim na água já fervida e deixe repousar por cinco a 10 minutos tampado;
  • Coe e deixe amornar;
  • Você pode beber o chá de três a quatro vezes ao dia.

Conclusão

O Alecrim, uma erva aromática muito encontrada nas praias do Mediterrâneo, é uma planta que possui muitos benefícios e efeitos fantásticos no corpo, como por exemplo antioxidante, anti-inflamatório, hipotensor, hipoglicemiante, digestivo, antitumoral, relaxante, dislipidêmico, ansiolítico, antidepressivo e muito mais.

O seu chá auxilia no processo de emagrecimento quando o paciente resolve mudar o estilo de vida e adotar práticas mais saudáveis de vida, como reeducação alimentar e prática diária de exercícios físicos.

Espero que você tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Fontes

  1. ALECRIM Rosmarinus officinalis L. Labiatae (Lamiaceae): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RESUMO INTRODUÇÃO

Alecrim, fresco | Tabela de Composição Química dos Alimentos

0 0 votes
Article Rating
Se inscreva
Notifique-me
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários