Deber – Portal Bem-estar

Chá de alecrim: para que serve e como preparar

Imagem de WONJAE LEE por Pixabay

Quem aí já ouviu falar do Alecrim ou já tomou o seu chá?

Eu, particularmente, acho uma delícia! Você já ouviu falar sobre ele?

Será que ele emagrece? É tóxico? Quais são suas propriedades e composição?

Tudo isso e muito mais você só saberá se me seguir por este artigo.

Eu já posso adiantar com um spoiler básico que o Chá de Alecrim dá aquele ânimo para quem precisa, mas você só vai descobrir se ler tudinho, hein?!

Vem comigo!

Alecrim

O Alecrim (Salvia rosmarinus) é uma erva aromática muito comum na região do Mediterrâneo e pertence à família Lamiaceae.

Por causa de seu aroma característico, os romanos o chamavam de “rosmarinus” (como no nome científico), que significa “orvalho do mar”, justificados pelas flores azuladas que são muito presentes nas praias do Mediterrâneo.

É importante observar que o cultivo do Alecrim é feito de 0 a 1.500 metros de altitude, preferencialmente em solos calcários.

Historicamente, o Alecrim era muito utilizado pelos gregos em seus cabelos, principalmente quando submetidos à exames e para estimular a memória.

Por isso vemos muitos heróis gregos na mitologia utilizando essa erva aromática. Além disso, ele é um símbolo de fidelidade entre namorados e era usado na Era Medieval para purificar os quartos dos doentes.

Imagem de JoannaSz por Pixabay

Essa erva aromática possui propriedades tônicas, estimulantes, cicatrizantes, protetoras, anti-tumorais, anti-depressivas, diuréticas, anti-espasmódicas, relaxantes, descongestionantes, vasodilatadoras, antioxidantes e conservantes.

Em sua composição há óleos essenciais, compostos fenólicos (principalmente ácido cafeico, ácido clorogênico e rosmarínico), diterpenos tricíclicos, taninos, saponinas, álcool perílico, flavonóides, vitaminas (A, C, B2 e B6) e minerais (magnésio, ferro, fósforo, zinco e cálcio).

O Chá de Alecrim serve para tratar diversas doenças. Abaixo, disponibilizo duas tabelas com informações nutricionais do Alecrim (fresco e seco):

Alecrim FrescoUnidade1 colher de sopa (1,7 g)
Valor EnergéticoKcal2
Águag1.15
Proteínag0.06
Gorduras Totaisg0.1
Carboidratosg0.35
Fibra Alimentarg0.2
Sódiog0

*Os valores citados estão de acordo com o Departamento de Informática em Saúde – EPM UNIFESP

Alecrim Seco (Condimento)Unidade1 colher de sopa (1,7 g)
Valor EnergéticoKcal11
Águag0.31
Proteínag0.16
Gorduras Totaisg0.5
Carboidratosg2.11
Fibra Alimentarg1.4
Sódiog2

*Os valores citados estão de acordo com o Departamento de Informática em Saúde – EPM UNIFESP

Benefícios

Emagrece?

Como vimos acima, pode ser utilizado para quem deseja emagrecer e está com sobrepeso e/ou obeso, por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidepressivo, ansiolítico, hepatorreparadoras e protetoras em casos de dislipidemias.

Lembrando que é necessária uma mudança de vida, não adianta somente tomar o chá, ele não é milagroso.

Você precisa realizar uma reeducação alimentar saudável e praticar exercícios.

Imagem de James Riess por Pixabay

Contraindicações

O Chá de Alecrim é contraindicado em casos de gravidez, amamentação e por crianças menores de cinco anos.

Não é indicado seu uso por pessoas com patologias hepáticas, pois há o aumento da produção da saída da bile, o que poderá prejudicar ainda mais o paciente.

O chá de Alecrim pode interagir com alguns tipos de medicamentos, como diuréticos, anticoagulantes e reguladores de pressão (o Alecrim possui ação hipotensora).

Portanto, é de suma importância consultar o seu médico antes de tomar o chá.

Efeitos colaterais

O Chá de Alecrim é considerado bastante seguro, mas, quando ingerido em excesso, pode causar quadros de vômitos e náuseas. 

Receita

Chá de Alecrim

Ingredientes:

Modo de preparo:

Conclusão

O Alecrim, uma erva aromática muito encontrada nas praias do Mediterrâneo, é uma planta que possui muitos benefícios e efeitos fantásticos no corpo, como por exemplo antioxidante, anti-inflamatório, hipotensor, hipoglicemiante, digestivo, antitumoral, relaxante, dislipidêmico, ansiolítico, antidepressivo e muito mais.

O seu chá auxilia no processo de emagrecimento quando o paciente resolve mudar o estilo de vida e adotar práticas mais saudáveis de vida, como reeducação alimentar e prática diária de exercícios físicos.

Espero que você tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Fontes

  1. ALECRIM Rosmarinus officinalis L. Labiatae (Lamiaceae): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RESUMO INTRODUÇÃO

Alecrim, fresco | Tabela de Composição Química dos Alimentos

Exit mobile version