Pote com erva doce derramada sobre uma superfície branca.
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Muitas as vezes o chá de erva doce é usado para emagrecer.

A erva doce (Pimpinella anisum L.), também conhecida como anis verde ou pimpinela-branca, é uma planta medicinal utilizada na alimentação, perfumaria e cosméticos.

Devido ao seu sabor adocicado, aroma intenso e seus vários benefícios para a saúde, é usado na alimentação como aromatizante de preparações, como bolos e tortas doces, ou, principalmente, na forma de chá.

Será que o chá de erva doce emagrece?

– Benefícios do chá de erva doce

O chá de erva doce possui diversos benefícios para a saúde, pois possui propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, antibacteriana, antifúngica, diurética e calmante.

Possui nutrientes que auxiliam na dor abdominal, dor de cabeça, má digestão, inchaço abdominal, cólica menstrual e intestinal, inflamação na garganta e sintomas relacionados a resfriados.

– Sintomas abdominais

A melhora dos sintomas abdominais após o consumo da erva doce acontece devido a alguns mecanismos. 

A erva doce reduz a fermentação dos alimentos no intestino, que são responsáveis pela produção de gases.

Existem vários alimentos que podem causar essa fermentação, como leite e derivados, feijão, brócolis, couve-flor, entre outros.

Outro mecanismo é através do estímulo na produção do ácido gástrico, saliva, secreção pancreática e biliar, responsáveis pelo processo de digestão e absorção dos nutrientes.

Devido a esses benefícios, o chá de erva doce é muito conhecido e utilizado para pessoas que estão apresentando náusea e vômito, devido aos sintomas decorrentes de infecção intestinal, gestação ou decorrentes de tratamentos, como o câncer.

– O chá de erva doce emagrece?

Chá de erva doce em uma xicara branca com uma colher de pau ao lado contendo ervas, sobre uma mesa de madeira escura.
Imagem de apple deng por Pixabay

Não existe nenhuma comprovação científica do consumo do chá de erva doce está relacionado ao emagrecimento.

Entretanto, devido aos seus benefícios para a saúde intestinal e o chá de erva doce desincha a barriga, através da redução da produção dos gases e melhora da digestão, o chá pode causar a sensação de redução da circunferência abdominal.

Outro fator é que o chá de erva doce tem efeito diurético, auxiliando a eliminação do excesso de líquido acumulado, sendo assim, em algumas pessoas pode acabar reduzindo medidas e peso na balança. 

O chá de erva doce também possui efeito calmante, podendo auxiliar na redução dos períodos de ansiedade e descontrole na alimentação.

– Contra indicação e efeitos colaterais

É contra indicada para pessoas com alergia a erva doce e que estão realizando suplementação de ferro devido a anemia ferropriva, pois pode interferir e reduzir a absorção deste nutriente.

Em pequena quantidade pode ser consumido por gestantes, lactantes e crianças, entretanto é importante questionar ao seu médico ou nutricionista qual o consumo seguro para você. 

Não é comum que ocorra efeitos colaterais relacionados ao consumo do chá de erva doce, principalmente caso seja consumido com moderação. Entretanto, em doses exageradas, pode causar efeitos colaterais, como náusea, vômito, dor abdominal e o chá de erva-doce da sono, e em casos mais graves confusão mental, paralisia muscular, convulsão e coma.

Caso você realize o consumo de algum medicamento de uso contínuo é importante perguntar ao seu médico, farmacêutico ou nutricionista se possui interação com algum alimento, pois a erva doce pode interferir na ação de alguns medicamentos. 

– Como fazer o chá de erva doce

O chá pode ser realizado através do caule, folhas e sementes. Para realizar o seu preparo é necessário deixar sob imersão em água quente por cerca de 3 a 5 minutos, depois coe e adoce conforme a sua preferência.

Para facilitar o consumo, é possível fazer cubos de gelo de chá concentrado, assim, quando ocorrer a vontade de consumir o chá é só adicionar mais água e esquentar.

O seu consumo pode ser quente ou gelado, dependendo a sua preferência e se ele será puro ou combinado com outros ingredientes. 

Para diversificar e facilitar o seu consumo, utilize a sua criatividade e misture outros ingredientes no seu preparo. Assim, irá ter mais possibilidade de sabores e formas de consumo. 

Conheça uma receita de chá gelado de maçã, canela e erva doce para refrescar nos dias mais quentes.

Jovem com barriga sarada a mostra, puxando a camisa azul para o lado direito.
Imagem de Tumisu por Pixabay

– Chá gelado de maçã, canela e erva doce

Ingredientes:

– 1 maçã pequena com casca cortada em cubos;

– 1 xícara de água;

– 1 colher de chá de semente de erva doce;

– 1 cravo;

– 1 ramo de canela.

Modo de preparo:

– Lave e corte a maçã;

– Coloque todos os ingredientes em uma panela e aqueça até começar a ferver;

– Desligue e abafe durante alguns minutos;

– Coe, espere esfriar e coloque na geladeira.

E ai, gostou do conteúdo? Agora está informado se o chá de erva doce emagrece!

VIVABEM. Chá gelado de maçã, canela e erva doce. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/05/receita-cha-gelado-de-maca-canela-e-erva-doce.htm. Acesso em: 04 nov. 2020.

SILVA, Fernanda Liliane de Araújo; OLIVEIRA, Rinalva Araújo Guerra de; ARAðJO, Ednaldo Cavalcante de. Use of medicinal plants by the elders at a family’s health estrategy. Revista de Enfermagem, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 9-16, jan. 2008.

SILVA, D. C. F. et al. Atividade antioxidante dos principais chás consumidos na cidade de Natal-RN. Soc. Bras. Alim. Nutr., São Paulo, v. 33, n. 3, p. 61-70, dez. 2008. Disponível em: http://sban.cloudpainel.com.br/files/revistas_publicacoes/205.pdf. Acesso em: 03 nov. 2020.

PEREIRA, Ana Carolina dos Santos; CUNHA, Maria das Graças Campolina. Medicina Popular e saberes tradicionais sobre as propriedades medicinais da flora cerradeira. Revista brasileira de geografia médica e da saúde, Montes Claros, v. 11, n. 21, p. 126-137, dez. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/32443/17610. Acesso em: 05 nov. 2020.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.