Chá Mate: Benefícios, como consumir e cuidados

Erva mate servida em um chimarrão.
Mate Cuia Beverage Herb Cultural Drink Drink

Muitos utilizam Chá Mate em suas dietas e pré treino, mas será que ele realmente emagrece?

É tóxico? Quais são seus benefícios?

Uma curiosidade para começar esse artigo com o pé direito: você sabia que em 240 mL de Chá Mate tem cerca de 27 a 35 mg de cafeína?

Isso dependerá do solo em que foi cultivado e da quantidade da planta que você colocar em seu chá. Quer saber mais sobre ele? Vem comigo!

Chá Mate

O Chá Mate (Ilex paraguariensis), também conhecido como Erva-Chimarrão, Mate, Chá-do-Paraguai, Chá-Argentino, Chá-do-Brasil, Congonha, Mate-Verdadeiro, entre outros, é uma planta medicinal pertencente à família Aquifoliaceae.

Ele pode atingir cerca de 12 metros de altura e possui frutos que aparecem entre os meses de janeiro a março.

Os índios pertencentes às nações Guarani e Quíchua tinham o hábito de beber suas folhas após serem amassadas.

Esse hábito continua popular até hoje (quem nunca ouviu falar do tal “tereré”ou chimarrão?), principalmente na população do Sul do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros países Latinos.

Em sua composição, há muitas propriedades maravilhosas anti-inflamatórias, antioxidantes (cafeoil), polifenóis (em sua maioria, flavonóides, que constituem cerca de 20 – 30% de sua composição), alcalóides, xantinas (cafeína, teofilina e teobromina são algumas delas, muito importantes por sinal), aminoácidos, saponinas, fibras alimentares, diuréticas, antirreumáticas (CHIESA, SCHLABITZ e DE SOUZA, 2012), lipídios, proteínas, enzimas, vitaminas (principalmente do complexo C, E, B1 e B2 – FERREIRA e colaboradores, 2016) e minerais (magnésio, manganês, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, selênio e zinco – HEINRICHS e MALAVOLTA, 2001). Abaixo, disponibilizo uma tabela nutricional retirada do site da USDA:

Chá MateUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal1
Águag99.7
Proteínag0
Gorduras Totaisg0
Carboidratosg0.2
Fibra Alimentarg0
Sódiog1

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com a USDA

Saco com a erva mate seca, em uma mesa com objetos de preparação.
Photo by Karol Majewski on Unsplash

Benefícios

  • Contém muitos antioxidantes e nutrientes que fazem bem à saúde do corpo e agem como estimulantes, principalmente as xantinas (são estimulantes) como a cafeína e teobromina. Conforme um estudo realizado por CHANDRA e GONZALEZ (2004), seu poder antioxidante é maior do que o do chá verde;

  • Muito utilizam o Chá Mate para treinar e focar no trabalho. Isso porque ele possui propriedades que aumentam a energia e o foco total e reduz a sensação de cansaço. Isso é devido a quantidade de cafeína que há em sua composição e pode ser comprovado através de dois estudos feitos por GUERRA, BERNARDO e GUTIÉRREZ (2000) e RUXTON (2008);

  • A cafeína contida na Erva-Mate também auxilia no desempenho físico, aumentando o mesmo em até 5%, melhorando as contrações musculares e reduzindo a fadiga. Isso auxilia no processo de emagrecimento, pois havendo uma melhora do desempenho físico, o indivíduo pode perder mais gordura e conseguir emagrecer com “mais facilidade”. Alguns estudos como HODGSON, RANDELL e JEUKENDRUP (2013), SPRIET (2014) e ALKHATIB (2014) comprovam o que eu disse;

  • Seu extrato pode ser usado em dermocosmeticos anti-envelhecimento, por seu potencial anti-inflamatório, adstringente, ativador da circulação, antimicrobiano e antioxidante (MACHADO, DEVEGILLI e MAGNABOSCO, 2016);

  • Melhora as funções do sistema imunológico, pois contém saponinas em sua composição, que possuem propriedades naturais anti-inflamatórias. Além disso, há vitaminas C e E, selênio e zinco, que auxiliam no fortalecimento do mesmo (PUANGPRAPHANT e DE MEJIA, 2009KNIGHT, 2000);

  • Ajuda na diminuição de riscos de doenças cardíacas, pois há antioxidantes potentes em sua composição (cafeína e polifenóis), capazes de proteger o corpo e diminuir o LDL (“colesterol ruim”): DE MORAIS e colaboradores (2009);

  • Por auxiliar na parte cognitiva, dando mais disposição, a Erva-Mate pode ajudar a prevenir doenças neuropáticas, como a depressão (LIM e colaboradores, 2015);

  • Pode ser uma abordagem nutricional eficaz quanto à modulação do estresse oxidativo em mulheres que estão na fase de perimenopausa (fase que antecede a menopausa): PEREIRA e colaboradores (2017).
mulher bebendo uma xicara de chá mate.
Photo by Thandy Yung on Unsplash

Emagrece?

Depois de todos esses benefícios maravilhosos, com certeza auxilia no processo de emagrecimento!

Como vimos, ela ajuda na perda de gorduras, afinamento da cintura, diurese, concentração, aumenta o metabolismo, melhora o trânsito intestinal, traz a sensação de saciedade e muito mais!

Por conter grandes quantidades de antioxidantes, anti-inflamatórios, fibras alimentares, saponinas, flavonóides, xantinas, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde do corpo. Portanto, você pode comemorar comigo e lembrar que não é só do chá que se vive, ele não faz milagre.

É necessário aumentar o seu metabolismo com exercícios físicos e uma boa e saudável reeducação alimentar. Conscientize-se!

Contraindicações

Como a Erva-Mate aumenta muito o metabolismo e foco e dá energia, não pode ser consumida por pessoas com problemas de insônia, ansiedade e hipertensão.

Além disso, seu uso é proibido por mulheres grávidas e crianças.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável, diabetes e cardiovasculares precisam entrar em contato com seus médicos antes de fazer o uso da planta.

Efeitos adversos

Em excesso, a Erva-Mate pode causar irritabilidade, insônia, dor de estômago, irritação na boca e taquicardia.

Receitas

Sim, plural! Vamos lá?

Tereré

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Erva-Mate;
  • Água fria.

Modo de preparo:

  • Colocar a Erva-Mate até a metade do recipiente, tapar com a mão e agitar por cerca de 10 segundinhos, deixando a mesma em um ângulo de mais ou menos 45º;
  • Coloque a água fria, umedecendo o fundo do recipiente;
  • Deixe descansar por alguns segundos;
  • Colocar o canudo metálico na área úmida e apoie sobre a parede do recipiente;
  • Volte a acrescentar água fria no lugar ao qual o canudo se encontrava, evitando molhar a parte de cima da Erva-Mate;
  • Beber a seguir.

Chimarrão

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de Erva-Mate;
  • Água fervendo.

Modo de preparo

  • Colocar a Erva-Mate até a metade do recipiente, tapar com a mão e agitar por cerca de 10 segundinhos, deixando a mesma em um ângulo de mais ou menos 45º;
  • Coloque a água quente, umedecendo o fundo do recipiente;
  • Deixe descansar por alguns segundos;
  • Colocar o canudo metálico na área úmida e apoie sobre a parede do recipiente;
  • Volte a acrescentar água quente no lugar ao qual o canudo se encontrava, evitando molhar a parte de cima da Erva-Mate;
  • Beber a seguir.

Chá Mate gelado

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de Erva-Mate;
  • 1 Litro de água;
  • Suco de dois limões;
  • Mel a gosto (opcional).

Modo de preparo

  • Coloque a água para ferver juntamente com a Erva-Mate até obter uma cor escurecida;
  • Coe e espere esfriar;
  • Quando o chá esfriar, bata no liquidificador com o suco de dois limões e o mel, se quiser;
  • Sirva com cubos de gelo.
Delicada Xícara de chá contendo mate ao lado um pequeno bule de chá de barro, sobre uma suporte de madeira.
Photo by Manki Kim on Unsplash

Conclusão

A Erva-Mate é muito encontrada no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e outros países Latinos.

Seu consumo é muito feito por sua população, em forma de Tereré ou Chimarrão, sendo comum nos dias quentes ou frios.

Ela possui incríveis propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas, xantinas, cafeína, vitaminas e minerais que auxiliam e muito no processo de emagrecimento, problemas cardíacos, diminuição do colesterol e diabetes, concentração, aumento do metabolismo, entre outros.

Essa erva incrível não age sozinha no corpo, é necessário criar a consciência de que exercícios físicos e uma boa alimentação auxiliam no processo de emagrecimento tanto quanto o consumo do seu chá.

Espero que você tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Fontes

  1. https://ndb.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/789474/nutrients
  2. Composição mineral do produto comercial da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) 
  3. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) – Effect of yerba mate on the sensory and physicochemical characteristics of cereal bars
  4. Substâncias fenólicas, flavonoides e capacidade antioxidante em erveiras sob diferentes coberturas do solo e sombreamentos
  5. Polyphenolic compounds, antioxidant capacity, and quinone reductase activity of an aqueous extract of Ardisia compressa in comparison to mate (Ilex paraguariensis) and green (Camellia sinensis) teas
  6. Cafeína e esporte 
  7. The impact of caffeine on mood, cognitive function, performance and hydration: a review of benefits and risks
  8. The metabolic and performance effects of caffeine compared to coffee during endurance exercise 
  9. Ilex paraguariensis COMO UM POTENCIAL ATIVO COSMÉTICO NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO FACIAL Marcela Machado1 Bruna D

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.