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Chá Mate: Benefícios, como consumir e cuidados

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Muitos utilizam Chá Mate em suas dietas e pré treino, mas será que ele realmente emagrece?

É tóxico? Quais são seus benefícios?

Uma curiosidade para começar esse artigo com o pé direito: você sabia que em 240 mL de Chá Mate tem cerca de 27 a 35 mg de cafeína?

Isso dependerá do solo em que foi cultivado e da quantidade da planta que você colocar em seu chá. Quer saber mais sobre ele? Vem comigo!

Chá Mate

O Chá Mate (Ilex paraguariensis), também conhecido como Erva-Chimarrão, Mate, Chá-do-Paraguai, Chá-Argentino, Chá-do-Brasil, Congonha, Mate-Verdadeiro, entre outros, é uma planta medicinal pertencente à família Aquifoliaceae.

Ele pode atingir cerca de 12 metros de altura e possui frutos que aparecem entre os meses de janeiro a março.

Os índios pertencentes às nações Guarani e Quíchua tinham o hábito de beber suas folhas após serem amassadas.

Esse hábito continua popular até hoje (quem nunca ouviu falar do tal “tereré”ou chimarrão?), principalmente na população do Sul do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, entre outros países Latinos.

Em sua composição, há muitas propriedades maravilhosas anti-inflamatórias, antioxidantes (cafeoil), polifenóis (em sua maioria, flavonóides, que constituem cerca de 20 – 30% de sua composição), alcalóides, xantinas (cafeína, teofilina e teobromina são algumas delas, muito importantes por sinal), aminoácidos, saponinas, fibras alimentares, diuréticas, antirreumáticas (CHIESA, SCHLABITZ e DE SOUZA, 2012), lipídios, proteínas, enzimas, vitaminas (principalmente do complexo C, E, B1 e B2 – FERREIRA e colaboradores, 2016) e minerais (magnésio, manganês, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, selênio e zinco – HEINRICHS e MALAVOLTA, 2001). Abaixo, disponibilizo uma tabela nutricional retirada do site da USDA:

Chá MateUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal1
Águag99.7
Proteínag0
Gorduras Totaisg0
Carboidratosg0.2
Fibra Alimentarg0
Sódiog1

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com a USDA

Photo by Karol Majewski on Unsplash

Benefícios

Photo by Thandy Yung on Unsplash

Emagrece?

Depois de todos esses benefícios maravilhosos, com certeza auxilia no processo de emagrecimento!

Como vimos, ela ajuda na perda de gorduras, afinamento da cintura, diurese, concentração, aumenta o metabolismo, melhora o trânsito intestinal, traz a sensação de saciedade e muito mais!

Por conter grandes quantidades de antioxidantes, anti-inflamatórios, fibras alimentares, saponinas, flavonóides, xantinas, vitaminas e minerais que são benéficos para a saúde do corpo. Portanto, você pode comemorar comigo e lembrar que não é só do chá que se vive, ele não faz milagre.

É necessário aumentar o seu metabolismo com exercícios físicos e uma boa e saudável reeducação alimentar. Conscientize-se!

Contraindicações

Como a Erva-Mate aumenta muito o metabolismo e foco e dá energia, não pode ser consumida por pessoas com problemas de insônia, ansiedade e hipertensão.

Além disso, seu uso é proibido por mulheres grávidas e crianças.

Pessoas com Síndrome do Intestino Irritável, diabetes e cardiovasculares precisam entrar em contato com seus médicos antes de fazer o uso da planta.

Efeitos adversos

Em excesso, a Erva-Mate pode causar irritabilidade, insônia, dor de estômago, irritação na boca e taquicardia.

Receitas

Sim, plural! Vamos lá?

Tereré

Ingredientes:

Modo de preparo:

Chimarrão

Ingredientes:

Modo de preparo

Chá Mate gelado

Ingredientes:

Modo de preparo

Photo by Manki Kim on Unsplash

Conclusão

A Erva-Mate é muito encontrada no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e outros países Latinos.

Seu consumo é muito feito por sua população, em forma de Tereré ou Chimarrão, sendo comum nos dias quentes ou frios.

Ela possui incríveis propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas, xantinas, cafeína, vitaminas e minerais que auxiliam e muito no processo de emagrecimento, problemas cardíacos, diminuição do colesterol e diabetes, concentração, aumento do metabolismo, entre outros.

Essa erva incrível não age sozinha no corpo, é necessário criar a consciência de que exercícios físicos e uma boa alimentação auxiliam no processo de emagrecimento tanto quanto o consumo do seu chá.

Espero que você tenha gostado deste artigo, até o próximo!

Fontes

  1. https://ndb.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/789474/nutrients
  2. Composição mineral do produto comercial da erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) 
  3. Revista do Instituto Adolfo Lutz (Impresso) – Effect of yerba mate on the sensory and physicochemical characteristics of cereal bars
  4. Substâncias fenólicas, flavonoides e capacidade antioxidante em erveiras sob diferentes coberturas do solo e sombreamentos
  5. Polyphenolic compounds, antioxidant capacity, and quinone reductase activity of an aqueous extract of Ardisia compressa in comparison to mate (Ilex paraguariensis) and green (Camellia sinensis) teas
  6. Cafeína e esporte 
  7. The impact of caffeine on mood, cognitive function, performance and hydration: a review of benefits and risks
  8. The metabolic and performance effects of caffeine compared to coffee during endurance exercise 
  9. Ilex paraguariensis COMO UM POTENCIAL ATIVO COSMÉTICO NA PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO FACIAL Marcela Machado1 Bruna D

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