O que é Efedrina?

Composição química do remédio Efedrina

A Efedrina é uma substância broncodilatadora, ou seja, aumenta a capacidade dos brôquios pulmonares de captar e transformar o oxigênio durante o processo de respiração.

Age também como descongestionante nasal e como hipertensor ou vasopressor.

Conhecido por outro nome? Marca…

Existem algumas marcas no mercado contendo efedrina em suas diversas formas, mas de forma pura, hoje se encontra apenas medicamentos injetáveis como o Efedrin e o Unifedrine.

Em comprimidos existe o Franol, que é uma associação com efedrina.

Pra que serve e quais os benefícios de Efedrina?

A Efedrina tem várias aplicações como voltar com o funcionamento normal após uma anestesia raquidiana. Pode ser usada para alívio de broncoespasmos, como hipertensor em casos de pacientes hipotensos ou que ficaram assim após consumir alguma medicação hipotensora, e como descongestionante nasal em algumas aplicações.

Efedrina Emagrece?

Efedrina não tem indicação direta para o emagrecimento porém o seu uso causa a broncodilatação que por si só gera um aumento de gasto calórico através de respiração e gera uma tendência a realizar exercícios físicos, o que acaba por em alguns casos causar uma redução do peso.

Efedrina Funciona?

O medicamento efedrina tem se mostrado muito eficiente em suas indicações originais contudo alguns efeitos secundários como perda de peso podem ser observados em alguns pacientes.

Efedrina Necessita de receita ou está proíbido?

No Brasil a Efedrina é usada de forma associada com outros medicamentos de uso nasal ou na forma injetável, os injetáveis exigem prescrição médica e normalmente são de uso apenas hospitalar e em alguns casos, veterinário.

Efedrina é autorizado pela Anvisa?

A Efedrina possui cadastro e autorização junto a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Como Tomar o Efedrina?

Comprimidos do remédio Efedrina

As doses variam conforme a indicação de uso, para se evitar a hipotensão pós anestesia, em adultos, costuma-se usar de 25 a 50mg injetados no tecido subcutâneo.

Efeitos Colaterais e Riscos do Uso de Efedrina

Doses acentuadas do medicamento podem causar um grande aumento da pressão sanguínea com risco de sangramento cerebral, ansiedade, cefaléia, tremores, coonfusão, fraqueza, vertigem, palpitação, dificuldade respiratória, delírios, náuseas e vômitos.

Contra indicações de Efedrina

O sulfato de efedrina é contra indicado para pacientes com alergia conhecida a qualquer um dos componentes da fórmula, para pacientes com glaucoma, para pacientes em uso de medicamentos vasopressores e em gestantes o não deve ser feito se a pressão da mãe for maior que 130/80mmHg.

Antes e depois do Efedrina (há estudos clínicos?)

Existem inúmeros estudos clínicos sobre a Efedrina porém nenhum relacionado a seu efeito como emagrecedor.

Qual o preço médio do Efedrina?

De todos os citados, o único passível de ser comprado é o Franol que custa em média R$6,77 em drogarias.