Deber – Portal Bem-estar

Espinheira Santa? – benefícios, como consumir e cuidados

Olá, tudo bem? Hoje vou abordar sobre a Espinheira Santa, já ouviu falar? Ela é uma erva muito conhecida aqui no Brasil, prevalecente da região Sul. A pergunta que não quer calar é: será que ela emagrece? Quais são seus efeitos? A Espinheira Santa é considerada uma planta medicinal? Ela possui alguma toxicidade? Tudo isso e muito mais, vocês saberão lendo este artigo. Quem vem comigo?

Espinheira Santa

A Espinheira Santa Verdadeira (Maytenus ilicifolia) é uma planta medicinal da família Celastraceae encontrada na região Sul do Brasil.

Seu nome é devido as bordas de suas folhas parecerem com espinhos.

Ela possui muitas substâncias que garantem suas propriedades terapêuticas, como triterpenos e polifenóis (flavonóides e taninos).

Este último, age como captador de radicais livres e minimizam o estresse oxidativo causado por eles, bem como os danos no DNA.

Eles garantem uma atividade antioxidante, um dos maiores benefícios dessa planta.

Além disso, a Espinheira Santa possui óleos essenciais como o friedelanol (efeito gastroprotetor), ácidos tônico e silícico (ação antisséptica e cicatrizante) e epigalocatequina (cicatrizante e controle de ácido clorídrico). 

Não foram achados materiais científicos que trouxessem à luz os valores nutricionais da erva Espinheira Santa, somente seus aspectos farmacológicos, como por exemplo no artigo de JESUS e CUNHA (2012), OLIVEIRA, CUNHA e COLAÇO (2009), MARIOT e BARBIERI (2007), entre outros.

Há sites que apresentam algumas características nutricionais das cápsulas, como o MyFitnessPal, não sendo um método tão seguro para descrever sua real composição. Mesmo assim, disponibilizei abaixo o conteúdo nutricional de uma cápsula. 

Espinheira SantaUnidade1 cápsula
Valor EnergéticoKcal10
Proteínag2
Gordura Saturadag0
Carboidratos (por diferença)g0
Fibrasg0

Vale a pena lembrar que, o uso dessa erva está isento de prescrição, conforme o Conselho Federal de Nutrição (CFN).

Benefícios

Emagrece?

Essa planta, que tem sido alvo de estudos por sua ação anticancerígena, possui três propriedades que auxiliam no processo de emagrecimento: diurética melhora da digestão e efeito causado pela mucilagem.

Sua ação diurética ajuda a melhorar a eliminação de líquidos em excesso pelos rins (por causa dos triterpenos, terpenos, taninos e flavonoides), diminuindo o inchaço e peso pelo aumento da diurese.

No caso do efeito de mucilagem, há a melhora do trânsito intestinal, havendo uma maior eliminação de resíduos e toxinas através das fezes. Por último, melhora o funcionamento do sistema digestório, evitando que haja a formação de gases e fortalecendo a função hepática.

Esse conjunto auxilia na eliminação de toxinas do corpo, o que de fato ajuda no processo de emagrecimento.

Lembrando que nenhum tipo de chá pode fazer milagres. Como sempre digo, é necessário utilizar essa alternativa em conjunto com exercícios físicos e uma boa alimentação.

Lembrando que esse tipo de chá não aumentará o metabolismo para a queima de gordura. Ele age nas toxinas, para que haja uma maior liberação das mesmas e diminuição do inchaço, que acaba sendo um dos fatores do ganho de peso.

Contraindicação

Seu uso é contraindicado em caso de gravidez, por lactantes (diminuição do leite) e para mulheres que estão em tratamento de infertilidade, pois possui um efeito abortivo. Seu uso não é recomendado por crianças.

Efeitos colaterais

O consumo em excesso pode provocar alguns dos sintomas abaixo:

Receita

Quem mais aí ama uma receitinha de chá? Essa é segundo o livro “Plantas e Saúde – Guia Introdutório à Fitoterapia”, desenvolvido e patrocinado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Ingredientes:

Modo de preparo

Você pode tomar o chá frio uma hora antes das refeições principais.

Conclusão

A Espinheira Santa é uma planta muito comum no Brasil, principalmente na região Sul.

Suas propriedades curativas, protetoras do trato gastrointestinal, antissépticas, anticancerígenas e diuréticas auxiliam no processo de emagrecimento, pois há a eliminação de toxinas através da urina e fezes.

Lembrando que o processo de emagrecimento poderá ser melhorado com o uso do seu chá, principalmente se você fizer uso do mesmo com uma alimentação balanceada em conjunto com exercícios físicos. Espero que você tenha gostado do artigo. Até o próximo!

Fontes

  1. Revisão da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, Celastraceae. Contribuição ao estudo das propriedades farmacológicas
  2. Atividade antioxidante das folhas de espinheira-santa – Maytenus ilicifolia Mart. ex Reiss., secas em diferentes temperaturas 
  3. ATIVIDADE ANTIULCEROGÊNICA E POTENCIAL ANTIOXIDANTE DA ESPINHEIRA-SANTA (MAYTENUS ILICIFOLIA) 
  4. Avaliação da atividade antiulcerogênica da Maytenus truncata Reiss (Celastraceae) 
  5. Estudo das propriedades farmacológicas da espinheira-santa (Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek) e de duas espécies adulterantes | Jesus | Revista Saúde e Desenvolvimento 
  6. Revisão da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, Celastraceae. Contribuição ao estudo das propriedades farmacológicas
  7. medicinais v9 n3.pmd 
  8. TENDENCIAS GLOBAIS NA HARMONIZAÇAO DA LEGISLAÇAO E CONTROLE DE QUALIDADE 
  9. Revisão da Maytenus ilicifolia Mart. ex Reissek, Celastraceae. Contribuição ao estudo das propriedades farmacológicas 

Untitled

Exit mobile version