Femproporex: Emagrece mesmo? 32 Perguntas Respondidas Por Uma Profissional

Aline Dias Machado Guimarães  Farmacêutica

O que é femproporex ?

O Femproporex é o príncípio ativo do medicamento Desobesi-M, ele é um medicamento sintético, produzido pela indústria farmacêutica, e era utilizado como anorexígeno para auxiliar na perda de peso.

Para que serve?

O Femproporex tem ação como anorexígeno, ou seja, ele inibe a fome e altera o sabor e odor dos alimentos, fazendo com que menos quantidade de comida seja ingerida, o que ocasiona na perda de peso.

Para quem é indicado?

O Femproporex era indicado para pacientes com dificuldade em perder peso devido ao excesso de comida ingerida em cada refeição, com ele, a pessoa deixava de comer tanto.

Onde o Femproporex foi criado?

O Femproporex é um derivado da anfetamina. A Anfetamina em si foi criada na Alemanha no século 19, já o seu derivado, o femproporex, não possui uma origem conhecida, porém nunca foi autorizado pelo FDA (Food and drugs Administration).

Quais os benefícios?

Os principais benefícios do femproporex são o fato dele ser anorexígeno, o que significa que ele inibe o apetite de quem o toma, e ele interfere do sabor e no odor, então a pessoa passa a sentir o gosto e o cheiro dos alimentos de forma diferente, fazendo com que ela passe a comer menos. Por ele aumentar os batimentos cardíacos, ele acaba fazendo o paciente querer fazer mais atividades físicas por se sentir mais agitado, o que acaba por beneficiar a perda de peso.

Como tomar?

O Femproporex, antes de ser retirado do mercado, deveria ser tomado 1 cápsula ao dia ás 10:00h da manhã.

Quem não deve tomar?

O femproporex não deve ser tomado por pessoas que possuam distúrbios cardiovasculares de qualquer tipo, hipertensos de qualquer grau (moderado a severo), pessoas com glaucoma, hipertireoidismo. Pacientes que estejam gestantes ou amamentando. Pacientes alcóolatras, epiléticos e com distúrbios psiquiátricos.

Femproporex emagrece?

O femproporex foi muito utilizado por causar uma grande perda de peso em quem o utilizava, por ele inibir o apetite e aumentar a vontade de realizar atividades físicas, ele fazia com que os pacientes perdessem peso.

Quais as medidas alternativas e naturais ao Femproporex?

As melhores medidas a serem tomadas para quem quer perder peso de forma saudável e manter ainda é a reeducação alimentar aliada a atividade física regular, pode-se acrescentar a isso o chá de gengibre com canela que acelera o metabolismo e ajuda a queimar as calorias.

Qual a composição?

O femproporex já é o princípio ativo que é responsável pelo emagrecimento, o medicamento em que ele fazia parte da composição era o Desobesi-M.

Qual a dosagem usual do Femproporex?

A dosagem usual do Femproporex era de 25mg ao dia, não devendo ser ultrapassada essa dosagem diária.

Como age no organismo?

O femproporex age no organismo no sistema nervoso central como agente simpatomimético com ação semelhante a dexanfetamina. Dessa forma ele apresenta ação anorexígena no organismo e é capaz de alterar o sabor e odor dos alimentos, fazendo com que se consuma menos comida. Também aumenta os batimentos cardíacos, o que causa aumento do metabolismo.

Há Contraindicações?

O femproporex não deve ser usado por pacientes com qualquer tipo de problema cardiovascular, incluindo hipertensão. Pacientes com glaucoma, hipertireoidismo, alcoolismo, distúrbios psiquiátricos. Gestantes não podem tomar esse medicamento e nem pacientes que estejam amamentando.

Há efeitos colaterais?

Alguns pacientes relataram vertigem, irritabilidade, hiperatividade, insônia, confusão, ansiedade e dores de cabeça de forma muito comum, também relataram calafrios, palpitação, arritmia, hipertensão e colapso circulatório. Algumas pessoas relataram boca seca, gosto metálico, vômito, diarréia e alteração da libido.

Há desvantagens?

O femproporex podia causar dependência química e houveram casos de óbito com o uso desse medicamento. Após o uso do mesmo, os pacientes que não adequaram a dieta voltaram a ganhar peso.

Há risco de dependência química?

Com o uso de femproporex houveram relatos de pessoas que ficaram dependentes químicas da medicação, por isso mesmo uma das recomendações do medicamento é que não seja utilizado por quem possui histórico de uso abusivo de substâncias.

Femproporex é liberado pela ANVISA?

O Femproporex foi proibido pela Anvisa em 2011 e retirado do mercado. Ele nunca foi aprovado pelo FDA. Recentemente em 2017 foi aprovado pelo Senado brasileiro para que ele voltasse a ser vendido e liberado com a apresentação de receituário, porém até o então momento, as farmácias e drogarias ainda não estão autorizadas a vender ou manipular o medicamento e a Anvisa ainda não se manifestou.

Reputação no site Reclame Aqui

Existem reclamações no site Reclame Aqui sobre não receber o produto ou sobre o mesmo não fazer efeito, porém deve ser levado em consideração que o medicamento foi proibido em 2011, então não se pode vender ou fabricar no Brasil, então dificilmente vá se encontrar pra vender de forma idônea em algum lugar até que seja normalizada a fabricação e venda do mesmo, que será através de receituário especial.

Existe bula do femproporex?

O femproporex não possui bula oficialmente pela Anvisa pelo fato dele ter sido retirado do mercado e proibido, porém é possível encontrá-la em sites de forma não completa.

qual o preço de femproporex?

Como o femproporex e o Desobesi-M foram proibidos e retirados do mercado, é difícil especular um valor para o mesmo atualmente.

Onde comprar femproporex?

O Femproporex foi proibido em 2011, atualmente não se encontra para comprar em lugar nenhum.

Como é vendido?

Quando ainda era vendido, só podia ser vendido com a apresentação de receituário azul do tipo B. Se for liberado novamente, acredito que vá seguir os mesmos padrões de venda da Sibutramina, receituário azul do tipo B, com termo de responsabilidade.

Qual a diferença entre anfepramona e femproporex?

A anfepramona e o femproporex são substâncias diferentes que são derivadas e tem ação semelhante a anfetamina, portando agem de forma semelhante no organismo, causando inibição do apetite e aumento do metabolismo.

Femproporex antes e depois

Os estudos clínicos realizados com a substância femproporex mostraram que ela ajuda a perda de peso porém com mais riscos que benefícios, por esse mesmo motivo o medicamento nunca foi aprovado pelo FDA.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.