O que é Fluoxetina?

Caixa de remédio fluoxetina

A Fluoxetina é um medicamento de uso psiquiátrico utilizado para depressão associada ou não a ansiedade.

Também é utilizado em casos de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno pré-menstrual, disforia e irritabilidade.

Conhecido por outro nome? Marca…

Existem inúmeras marcas que fornecem essa medicação, e ela tem apresentações em comprimido, gotas, cápsulas e também pode ser manipulada.

Os nomes mais conhecidos são Prozac, Eufor, Deprax, Prozen, Daforin e Verotina.

Pra que serve e quais os benefícios de Fluoxetina?

A Fluoxetina é um medicamento antidepressivo que age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, causando dessa forma uma sensação de bem estar e reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade.

Fluoxetina Emagrece?

A Fluoxetina não possui a indicação para emagrecimento, porém, com o seu uso notou-se que alguns pacientes apresentavam também perda de peso e isso é devido a medicação causar uma redução nos sintomas da ansiedade, levando os pacientes que comem por compulsão a ingerirem menos comida e portanto, perdendo peso.

Fluoxetina Funciona?

Dentre todas as suas indicações, a fluoxetina apresenta bons resultados como antidepressivo e na redução da ansiedade, e seu uso quando bem empregado, pode ocasionar a perda de peso por reduzir a quantidade de comida ingerida devido a ansiedade.

Fluoxetina Necessita de receita ou está proibido?

O Cloridrato de Fluoxetina é um medicamento controlado tendo a obrigatoriedade de ser prescrito por médico em receituário de controle especial.

Fluoxetina é autorizado pela Anvisa?

A Fluoxetina é um medicamento registrado e autorizado pela Anvisa como antidepressivo.

Como Tomar o Fluoxetina?

Cartela de comprimidos do remédio fluoxetina

A dose vai variar de acordo com o paciente e com o tipo de transtorno. A dose mais comum é de 1 comprimido de 20mg 1 vez ao dia, todos os dias, independente de horário.

Efeitos Colaterais e Riscos do Uso de Fluoxetina

Por ser um medicamento controlado, possui efeitos colaterais como possibilidade de tentativa de suicídio em pacientes jovens nos primeiros dias de uso.

Erupções cutâneas, redução nos índices sanguíneos de Sódio, pode causar hipoglicemias em pacientes diabéticos durante o uso e pode causar aumento da pressão intra-ocular.

Contra indicações de Fluoxetina

A Fluoxetina não deve ser usada por gestantes e lactantes, a não ser quando os benefícios superarem os riscos.

Pacientes que utilizem algum medicamento inibidor da monoaminoxidase (IMAO), pacientes alérgicos a fluoxetina.

Pacientes menores de 18 anos não devem usar esse medicamento.

Antes e depois do Fluoxetina (há estudos clínicos?)

Não há estudos clínicos a respeito do uso da fluoxetina para perda de peso, o que se sabe é que durante o seu uso, alguns pacientes que comiam muito devido a ansiedade, conseguiram perder peso pelo fato da medicação reduzir os níveis de ansiedade também.

Qual o preço médio do Fluoxetina?

Os valores variam bastante nesse medicamento.

O Prozac que é ético e foi um dos pioneiros chega a custar R$128,54, e o genérico com 30 comprimidos é encontrado numa faixa de R$16,89.