Existem horários de refeições para emagrecer, ou devemos prestar atenção apenas na quantidade de comida e em seu valor calórico?

De certo, você já ouviu dizer que para perder peso nós devemos mudar os hábitos alimentares e passar a comer mais alimentos naturais.

Sem dúvida, a reeducação alimentar é um dos primeiros passos dados porque está com sobrepeso e deseja correr atrás do tempo perdido.

E realmente esta é a estratégia mais importante, pois além de promover a perda de peso com saúde ainda evita o efeito sanfona.

Ou seja, quem emagrece com reeducação alimentar pode mantê-la por toda a vida e dificilmente voltará engordar.

Outra etapa do processo de emagrecimento é a redução da quantidade de comida.

Muitas vezes, o sobrepeso ocorre não apenas porque nos alimentos com uma dieta inadequada, mas também pelo fato de ingerirmos uma quantidade bem maior de alimentos do que a que necessitamos.

Pode não parecer, mas a compulsão alimentar é um distúrbio cada vez mais presente entre a população brasileira.

Talvez não seja coincidência o fato de o número de casos de obesidade aqui no país também ter aumentados.

Condições como quadro de estresse, depressão e ansiedade também podem acarretar a compulsão alimentar e estas, infelizmente também já não são tão raras aqui no Brasil.

O fato é que a maior parte dos blogs abordam estes problemas como os principais fatores de risco para o sobrepeso e a obesidade, mas o que quase ninguém diz é que existem horários de refeições para emagrecer.

Sim os horários de refeições para emagrecer precisam ser respeitados e vou te dizer como fazer.

Porque é Importante Comer na Hora Certa?

Bem, vamos começar falando sobre um dos maiores erros cometidos por quem deseja emagrecer.

Com toda a certeza você já ouviu alguém dizer que deixa de tomar o café da manhã ou pula outra refeição para perder peso.

O pensamento é que, se ingerimos menos alimentos durante o dia, consumimos menos calorias e emagrecemos.

Parece algo lógico, mas o funcionamento do nosso organismo não é assim tão simples como parece.

Então, vejamos o que acontece quando alguém pula refeições no intuito de eliminar sobrepeso.

Seu corpo precisa de uma determinada quantidade de nutrientes diariamente para funcionar adequadamente.

O mesmo se acostuma em receber estes nutrientes e cria uma espécie de regra de funcionamento.

Sendo assim, quando começamos uma dieta automaticamente mudamos o tipo de alimentação e é óbvio que o organismo percebe.

O resultado é que ele geralmente toma duas iniciativas. A primeira é tentar adaptar-se e a segunda é combater a situação diferente.

Em relação á mudança da alimentação, o corpo consegue se adaptar super bem, desde que recebe seus nutrientes.

Por outro lado, se você deixa de fazer alguma refeição durante o dia, seu organismo entenderá isso como uma agressão.

De imediato o mesmo começará a queimar mais calorias a fim de manter todos os órgãos funcionando bem e saudáveis, mas com o tempo, ele reduzirá o metabolismo por entender que as fontes de energia diminuíram muito.

Você sabe o que acontece quando desaceleramos nosso metabolismo? Queimamos menos calorias.

Por isso, algumas pessoas começam a emagrecer e depois estacionam.

Então, é extremamente importante seguir â risca os horários de refeições para emagrecer.

Quais São os Horários de Refeições Para Emagrecer?

Agora vamos descobrir quais são estes horários de refeições para emagrecer.

Bem, aqui você deve seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Ou seja, fala as refeições consideradas principais (café da manhã, almoço e jantar) e mais os lanches.

E não se preocupe porque os lanches não te farão engordar se realizados com os alimentos certos.

Os lanches são fundamentais para que não sintamos fome exagerada nem fora de hora.

Por conseguinte, quando, por algum motivo, não lanchamos, comeremos bem mais na próxima refeição.

Desse modo, as refeições secundárias devem ser sempre em menor quantidade e também com alimentos saudáveis e hipocalóricos.

O indicado é se alimentar a cada três horas, o que dá de 5 a 6 refeições por dia.

Contudo, geralmente passamos disso, pois entre o horário do café da manhã e o almoço, vai umas 4 horas ou mais.

Sedo assim, os lanches, que são feitos sempre entre as refeições principais precisam ocorrer sempre 1 hora e meia ou duas após as mesmas.

Por exemplo, se você tomou seu café da manhã às 7 horas da manhã, precisa fazer um lanche as 9 mais ou menos.

Assim, não passará mais que 3 horas sem se alimentar. Considerando que o almoça seja ao meio dia.

Mantendo estes horários de refeições para emagrecer você evitará:

  • Que seu metabolismo desacelere
  • Também não sentirá fome fora de hora
  • E, certamente comerá menos nas refeições mais importantes

Por fim, se deseja perder peso de forma gradativa e sem estacionar, além de fazer uma reeducação alimentar você terá que comer nas horas certas.