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Kefir: – 9 Benefícios para saúde baseada em evidências

Diponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lactobacillus_bulgaricus.jpeg (28/12/2020)

Umas das tendências da alimentação mais presente na vida de blogueiros e pessoas fitness é o Kefir.

Você sabe o que é isso? Será que ele emagrece? É tóxico? Quais são seus benefícios? Como cultivar? Onde posso adquirir? Tudo isso e muito mais você só saberá se me acompanhar? Vamos lá?

Kefir

Por mais que o Kefir esteja entrando na moda há pouco mais de dez anos, ele é um alimento de origem antiga, muito utilizado pelos povos do Oriente Médio e Tibetanos.

Sua origem é da região das montanhas do Cáucaso  (cordilheira que fica entre o Mar Negro e o Mar Cáspio), e vem do termo “keif”, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Ele é nada mais nada menos do que o cultivo de grãos que se multiplicam em meio líquido – água ou leite -, produzindo assim uma bebida fermentada que faz muito bem ao nosso organismo.

O Kefir possui um sabor único e recebe diferentes nomes em várias partes do mundo, sendo eles: Quefir, Tíbicos, Plantas de Iogurte, Kippi, Cogumelos do Iogurte, Cogumelo Tibetano, Kiaphur, entre outros.

Ele é nada mais nada menos do que uma cultura de microrganismos do bem (que nem aquela bebidinha amarelada cheia de Lactobacilos vivos que a criançada e os adultos amam.

Eu, particularmente, não sou fã do sabor, mas encaro o Kefir de boa) que pode ser elaborada diversas vezes em sua cozinha, pois a proliferação dos mesmos é rápida e eficiente. 

Os grãos de Kefir lembram o formato de uma couve-flor, sendo mais gelatinosa.

Em sua composição, há água, polissacarídeos (kefiran), proteínas, entre outros. Sua composição depende do ambiente ao qual foi cultivado ou seja, na água ou leite.

Na microbiota do Kefir, podem ser encontrados Lactobacillus, Lactococcus, Leuconostoc, além de bactérias ácido-acéticas (bactérias que são capazes de produzir ácido acético ou seja, vinagre), bactérias ácido-láticas e leveduras.

Mas não se preocupe com os nomes, tudo o que foi citado faz bem ao seu organismo.

Muitas vezes as bactérias e outros tipos de microrganismos são relacionados somente à doenças, mas isso é mito!

Em nosso corpo existem bactérias que fazem bem ao organismo, principalmente as probióticas.

É por isso que conseguimos fazer a digestão, por exemplo, por conter “bactérias do bem” em nossa microbiota intestinal. Por sua vez, o Kefir é um alimento simbiótico, mas o que isso significa? Que ele possui probióticos e probióticos em sua composição. Vou explicar melhor abaixo:

Existem dois tipos de Kefir, os encontrados em leite e em água. Vou explicar um pouco mais sobre eles abaixo e como diferenciá-los:

Em sua composição, há aminoácidos essenciais (serina, lisina, alanina, treonina, triptofano, valina, lisina, metionina, fenilalanina e isoleucina), antioxidantes, antimicrobianos, vitaminas (A, B1, B2, B5, B7, B9, C e K), minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, cobre, manganês, ferro, cobalto e molibdênio), proteínas, carboidratos e fibras alimentares.

Abaixo, disponibilizo os valores nutricionais do Kefir de leite e de água:

Kefir de leiteUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal59
Proteínag3.26
Gorduras Totaisg3.13
Carboidratosg4.55
Fibra Alimentarg0
Sódiog44

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com o FatSecret

Kefir de águaUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal52
Águag87.44
Proteínag3.59
Gorduras Totaisg0.92
Carboidratosg7.34
Fibra Alimentarg0
Sódiog38

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com o USDA

Benefícios

Imagem de Thanantorn Sathuchat por Pixabay

Emagrece?

Por ser um alimento funcional que oferece ingredientes benéficos à saúde, o Kefir auxilia no processo de emagrecimento.

Ele possui grande poder antioxidante, anti-inflamatório, antimicrobiano, antienvelhecimento, hipocolesterolêmico, modulador da microbiota intestinal e tantas outras que promovem saúde e bem-estar ao corpo.

Lembrando que todo processo de emagrecimento só é eficiente se houver uma mudança de vida.

O que eu quero dizer com isso? É necessária uma reeducação alimentar e a prática diária de exercícios, senão de nada adianta comer Kefir.

Veja mais: Alimentos que ajudam a emagrecer

Contraindicações

O Kefir é contraindicado em caso de câncer gastrointestinal. Caso você tome algum medicamento que contém bifosfanato, fluoretos ou tetraciclinas em sua composição, só deverá ingerir o Kefir após duas horas do seu uso, para evitar interferências na absorção dos mesmos.

Para portadores de doenças do fígado, o Kefir leva à produção de álcool, podendo ser prejudicial.

Efeitos Colaterais

Caso o Kefir seja preparado de modo errado ou consumido de maneira indiscriminada, poderá causar sérios problemas de saúde.

É necessário que o preparo seja feito em um ambiente limpo e higienizado, pois o ambiente ao qual o Kefir se encontra é muito colonizador e, caso houver a contaminação por alguma bactéria ou fungo nocivos, pode prejudicar e muito a saúde de quem consome. Outros efeitos:

É indicado o consumo de apenas um copo do mesmo por dia.

Receitas

Antes de ensinar as receitas, preciso dizer que o modo de obter o Kefir no Brasil é um pouco diferente.

Ele pode sim ser achado em alguns locais, como por exemplo em casas de produtos naturais, mas culturalmente é cultivado na casa de uma pessoa e passado para outra, na forma de presentear e auxiliar na saúde de pessoas que nos importamos. Bacana, não é mesmo?

Agora, vamos aprender a fazer o Kefir de água e leite? Vem comigo!

Kefir de água

Ingredientes:

Modo de preparo:

Kefir de leite

Ingredientes:

Modo de preparo:

Conclusão

O Kefir é um alimento funcional que traz muitos benefícios maravilhosos à saúde. Por ser um probiótico e prebiótico ao mesmo tempo (simbiótico), o Kefir age positivamente na saúde do nosso corpo, além de conter antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos e ser hipocolesterolêmico, hipoglicemiante, hipotensor, de fácil digestão – o que auxilia na saúde da microbiota intestinal -, ter ação anticarcinogênica e antienvelhecimento.

Ele auxilia no processo de emagrecimento, mas não podemos esquecer de que uma alimentação equilibrada e a prática diária de exercícios são a chave para quem quer emagrecer com saúde. Espero que você tenha gostado desse artigo, até o próximo!

Fontes

  1. https://ndb.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/781102/nutrients
  2. Calorias em Kefir de Leite (100 g) (e Fatos Nutricionais)
  3. BACTÉRIAS
  4. Propriedades antimicrobianas do kefir
  5. KEFIR – UMA NOVA FONTE ALIMENTAR FUNCIONAL 04.03.2012
  6. Milk kefir: nutritional, microbiological and health benefits
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