A Liraglutida é um medicamento injetável utilizado principalmente para o controle do aumento da glicose sanguínea em diabéticos tipo 2 que não conseguem realizar o manejo da diabetes com outras medicações de uso oral e para a redução do índice de massa corporal em dietas de restrição calórica e exercícios físicos regulares em adultos.
Existem no mercado atualmente dois medicamentos a base de Liraglutida que são o Victoza e o Saxenda.
Também se encontra em associação com outras substâncias no Xultophy.
A Liraglutida é um agonista dos receptores GLP-1, portanto vai agir regularizando o apetite do paciente ocasionando uma menor ingestão calórica e causando a perda de peso principalmente se associado a dieta e exercícios físicos.
A Liraglutida foi desenvolvida para o controle dos níveis altos da glicose sanguínea e para o controle do peso corporal em adultos com índice de massa corpórea maior que 27kg/m² e que já apresentem problemas de saúde relacionados ao peso.
De acordo com a fórmula e com as informações fornecidas pelo fabricante, a Liraglutida se mostra eficaz na redução da glicose em jejum e pós prandial e na redução do peso corporal.
O medicamento Liraglutida necessita de prescrição médica por ser um medicamento injetável, porém a venda é feita sem a retenção da receita ou sem a necessidade de qualquer receituário especial.
A substância Liraglutida e os medicamentos que a possuem em sua composição são todos autorizados e liberados para uso em segurança pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Liraglutida vem em 3 apresentações, a dose inicial é de 0,6mg uma vez ao dia por pelo menos uma semana, podendo ser aumentada conforme necessidade até a dose de 3,0mg ao dia.
Os efeitos colaterais mais comuns são perda de apetite, náusea, vômito, diarréia.
Pode causar sensação de fraqueza, vertigem, alteração do paladar, cálculo biliar, reações cutâneas no local da aplicação, hipoglicemia, desidratação, pulso acelerado, pancreatite, entre outros.
Não usar esse medicamento caso seja alérgico a qualquer um dos componentes da fórmula.
Gestantes ou pacientes que planejem engravidar não podem usar esse medicamento.
Diabéticos utilizar com cautela devido ao risco de hipoglicemia.
Existem alguns artigos na literatura que mostram a eficácia do uso da Liraglutida na perda de peso principalmente devido ao fato dela reduzir o apetite e dessa forma causar a redução de peso.
Esse medicamento na menor dosagem custa em média R$583,95 em drogarias.
Farmacêutica com mais de 4 anos de experiência em Drogaria, 1 ano de experiência em Farmácia de Manipulação, formada em Farmácia pela FAPI – Faculdade de Pindamonhangaba desde 2013 – CRF/SP 75564.