O que é Metformina?

A Metformina é um medicamento desenvolvido para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e para pacientes com resistência a insulina, como pode ser o caso de pacientes com grau elevado de obesidade.

Conhecido por outro nome? Marca…

Existem diversos medicamentos contendo a Metformina no mercado, entre eles o Glifage, Dimefor, Glucoformin, Meguanin, Metta SR entre outros.

Pra que serve e quais os benefícios de Metformina?

A Metformina é um medicamento antidiabético oral, ou seja, age facilitando a entrada da glicose nos tecidos do corpo ocasionando a formação de energia em pacientes diabéticos tipo 2 ou para prevenir a diabetes em pacientes obesos, com sobrepeso ou com comorbidades relacionadas ao peso.

Metformina Emagrece?

A Metformina não possui como indicação principal o efeito emagrecedor, porém alguns pacientes notam que com o seu uso frequente pode ocorrer uma diminuição leve no apetite, o que acaba por ocasionar perda de peso.

Metformina Necessita de receita ou está proíbido?

O Cloridrato de Metformina é autorizado pela Anvisa e por outros orgãos reguladores pelo mundo e não precisa de receituário obrigatoriamente para a sua liberação.

Metformina é autorizado pela Anvisa?

A Metformina é liberada e autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Como Tomar o Metformina?

A dose inicial seria de 1 comprimido de 500mg 1 vez ao dia, podendo ser aumentada a dose e a quantidade de vezes tomadas para até 3 vezes ao dia junto as principais refeições.

Efeitos Colaterais e Riscos do Uso de Metformina

Este medicamento pode causar enjôo, vômitos, perda de apetite, alterações no paladar, acidose láctica, alergia, coceira, alterações nos exames de função hepática, queda nos níveis de vitamina B12, entre outros.

Contra indicações de Metformina

Este medicamento não deve ser usado por pacientes com alergias conhecidas a qualquer um dos componentes da fórmula. Pacientes com problemas hepáticos. Pacientes com problemas renais. Pacientes que apresentem acidose metabólica. Pacientes apresentando desidratação não devem consumir esse medicamento.

Antes e depois do Metformina (há estudos clínicos?)

Os estudos clínicos realizados estão ligados a eficácia do medicamento no tratamento da diabetes e para esse fim os resultados se mostram positivos principalmente quando associados a dieta e atividade física.

Qual o preço médio do Metformina?

De uma forma geral é um medicamento de fácil acesso, custando em média R$9,00 o de menor dosagem.