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Moringa: benefícios, efeitos e riscos

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160119_moringa_rp (consulta: 28 de dezembro de 2020)

Eu tenho um caso muito forte de amor com a Moringa, principalmente por causa do seu cheirinho incrível e de suas propriedades maravilhosas.

Neste artigo, vou trazer à luz um pouquinho mais sobre essa planta e revelar se ela auxilia no emagrecimento ou não.

Além disso, responderei algumas das perguntinhas mais frequentes sobre ela: será que a Moringa faz bem à saúde?

Ela é tóxica? Quais são seus efeitos adversos?

É contraindicada em alguns casos? Há estudos sobre essa planta? Tudo isso e muito mais você confere abaixo. Vem comigo?

Moringa

A Moringa (Moringa oleifera) é uma das plantas medicinais com maior teor de nutrientes do planeta todo!

Ela é conhecida como “A Árvore Milagrosa”, cresce em climas quentes e áridos e é reconhecida como uma das ferramentas mais poderosas para melhorar os problemas de nutrição de países em desenvolvimento, devido sua quantidade incrível dos já citados nutrientes, aminoácidos essenciais (lisina, histidina, isoleucina, valina, leucina, metionina, fenilalanina, treonina e triptofano) e por ser resistente à seca.

Estudos recentes revelam que a Moringa possui propriedades anti-inflamatórias e desintoxicantes que auxiliam no controle e tratamento de doenças crônicas, como a obesidade (PANKAJ e colaboradores, 2010), diabetes mellitus tipo 2 (ANDRADE e colaboradores, 2020), doenças cardiovasculares (SOUZA e colaboradores, 2016), entre outras.

Além disso, há estudos que demonstram que essa planta pode aumentar a produção e qualidade do leite materno, por conter quantidades altas de cisteína e metionina, presentes no leite humano, de vaca e em ovos de galinha, ainda que haja diminuição da absorção de cálcio pela mãe, por causa de oxalatos encontrados na M. oleifera (FRIGHETTO, FRIGHETTO e LIMA, 2007 e DE ALMEIDA, 2018).

Ela é uma fonte riquíssima de proteínas e carboidratos, possui cerca de 46 antioxidantes em sua composição, Ômega 3, 6 e 9 e 36 propriedades anti-inflamatórias, vitaminas (A, B1, B2, B3, B6, C e E), minerais (cálcio, ferro, potássio, magnésio, cobre, iodo, fósforo e zinco) e fibras. 

MoringaUnidade100 g
Valor EnergéticoKcal64
Proteínag9.4
Gorduras Totaisg1.4
Águag78.66
Carboidratosg8.28
Fibra Alimentarg2
Sódiog9

*Os valores citados são para uma dieta de 2.000 Kcal ou 8.400 KJ, de acordo com a USDA

Benefícios

A Moringa possui um combo incrível de proteção para o corpo. Disponibilizo abaixo uma tabela retirada do livro “Conservação dos Recursos Naturais”, onde seus autores abordam um pouco mais sobre seus benefícios e poder de ação:

AtividadeParte da Planta
Antimicrobiana/AntibactericidaMesocarpoimaturo
Termiticida/CaseinolíticaFlores
Sanitizante alimentarFolhas e sementes
Antiulcerosa/Antioxidante Folhas
Antidiarréica /AnticóleraRaízes
Antioxidante
ImunomoduladoraFolhas
AntimicrobianoFolhas, raízes esementes
Antifúngico
Antitumoral
Antiviral
Antidiabética ehepatoprotetora
Redutora do colesterol
Anti-hipertensivo
Diurético
Antiespasmódico
Estimulante cardíaco
Antitérmica, antiepiléptica eantiinflamatória
Anti-helmíntica, antiasmáticae anticoncepcional
AntiateroscleroseFolha
Antiproliferativa e apoptótica(células câncer pulmão)Folhas
Anti-leucêmicaFolhas
HipotensivaFolhas
HipocolesterolêmicaFolhas
Anti herpes simplex tipo 1Folhas
Regulação hipertiroidismoFolhas
Sistema medicinal Ayurvedae Unani
Medicina indígena
Medicina indígena (Ásia)

Emagrece?

Sim, ela auxilia no processo de emagrecimento. Lembrando que é o que eu sempre falo: nada acontece somente por tomar um chá de Moringa, por exemplo.

É necessário que haja uma mudança em seu estilo de vida, começando por uma alimentação mais saudável e prática de exercícios físicos.

Quer saber por que ela emagrece?

As folhas da Moringa contêm um grande potencial antioxidante, que auxiliam na rápida reparação de lesões e no combate de ameaças à saúde, principalmente quando se trata de inflamações crônicas, como nos quadros de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares, que são causadas pelo resultado do estresse oxidativo.

Os polifenóis e isotiocianatos encontrados na Moringa auxiliam na “limpeza” dos radicais livres, estimulando a desintoxicação do corpo, havendo assim um efeito anti-inflamatório e de proteção celular durante longos períodos de tempo.

Corroborando com isso, há o trabalho de PANKAJ e colaboradores (2010), aos quais avaliaram a atividade hipolipidêmica da Moringa em ratos, onde houve a diminuição do colesterol, triglicerídeos e índice de aterosclerose (acúmulo de placas de gordura nas artérias).

Além disso, suas folhas estimulam o metabolismo, fazendo com que haja uma maior queima de gordura pelo corpo. Lembra do ácido clorogênico?

Ele e o já citado isotiocianato auxiliam na redução dos níveis de açúcar do sangue após as refeições.

Por último, a Moringa reduz os níveis de leptina – hormônio produzido por células de gordura – e dos processos inflamatórios, aumentando os níveis de adiponectina – hormônio regulador da glicemia -, auxiliando no processo de emagrecimento.

Contraindicações

Mulheres grávidas e lactantes devem ter cuidado com o seu consumo. Alérgicos a essa planta não devem consumi-la.

Efeitos colaterais

Caso você faça o uso abusivo da Moringa, ela poderá causar um efeito rebote (contrário), principalmente de lesões no fígado, por causa do excesso de antioxidantes no corpo. Outros efeitos colaterais:

Receitas

Vou começar com uma receita de Smoothie Verde retirada do e-book “10 Reasons to Eat Moringa Every Day”:

Ingredientes

Modo de preparo

Chá de Moringa (1)

Ingredientes

Modo de preparo

Chá de Moringa (2)

Ingredientes:

Modo de preparo

Conclusão

A Moringa é uma planta sensacional, por ser altamente benéfica à saúde. Seus altos teores de antioxidantes, anti-inflamatórios e outras propriedades auxiliam no processo de emagrecimento e no combate de doenças crônicas, como obesidade, cardiopatias e diabete mellitus tipo 2.

Com a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, ela auxilia a emagrecer, aumentar o metabolismo e queimar gorduras.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Nos vemos no próximo!

Fontes

  1. https://ndb.nal.usda.gov//fdc-app.html#/food-details/168416/nutrients 
  2. 10 REASONS TO EAT MORINGA EVERY DAY 
  3. O Potencial da Espécie Moringa oleifera (Moringaceae). I. A Planta como Fonte de Coagulante Natural no Saneamento de Águas ec 
  4. Moringa oleifera Lam., seus benefícios medicinais, nutricionais e avaliação de toxicidade
  5. Article 24.indd 
  6. (PDF) Propriedades terapêuticas da Moringa oleífera Lam. no tratamento do diabetes mellitus
  7. https://portal.uneb.br/ppgecoh/wp-content/uploads/sites/84/2018/08/Conserva%c3%a7%c3%a3o-de-Recursos-Naturais-E-BOOK.pdf
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