Orlistat: Emagrece Mesmo? 25 Perguntas Respondidas Por Uma Profissional

Aline Dias Machado Guimarães  Farmacêutica

O que é Orlistat?

O Orlistat é um medicamento sintético que funciona no corpo humano como inibidor da absorção das gorduras que são consumidas através da alimentação no intestino.

Orlistat (quais os nomes comerciais?)

Os medicamentos mais comuns no mercado que possuem Orlistat em sua composição são o Xenical, Xenilipi, Lystate, Lipiblok, Lipoxen, Orlipid, Orlistate, Siluestat. Todos eles são comercializados em drogarias.

Para que serve Orlistat?

O Orlistat é utilizado para bloquear a absorção do excesso de gordura que é ingerido através da alimentação, e dessa forma ele reduz o peso de quem o consome e acaba diminuindo os níveis de triglicérides e gorduras que circulam na corrente sanguínea também.

Qual o princípio ativo?

O princípio ativo do Orlistat é o orlistate, que é uma substância sintética criada em laboratório.

Orlistat (como tomar?)

O Orlistat pode ser tomado quando se vai comer uma comida mais gordurosa ou antes de todas as refeições como o café da manhã, almoço e jantar. Tomar 1 cápsula de Orlistat antes das refeições.

Orlistat (precisa de receita para comprar?)

O Orlistat é um medicamento comum e pode ser comprado em qualquer farmácia ou drogaria sem a necessidade de uma receita médica.

Para quem não é indicado?

O Orlistat é contraindicado para aquelas pessoas que possuem um fluxo biliar reduzido (colestase), que possuem síndrome da má absorção crônica e que possuam hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Orlistat emagrece?

O Orlistat quando associado a uma dieta de restrição calórica e exercícios físicos emagrece sim. O Orlistat devido a inibir a absorção da gordura no intestino, causa um déficit calórico no organismo, causando a perda de peso em quem o consome.

Qual o efeito de Orlistat?

O Orlistat causa perda de peso e redução de colesterol e triglicérides no organismo de quem o consome devido ao fato dele inibir a absorção de cerca de 30% da gordura ingerida.

Combinação: Bupropiona e Orlistat

O que é Bupropiona 150mg?

A Bupropiona é um medicamento controlado, usado para inibir a vontade de fumar em pacientes fumantes, ela também interfere na ansiedade e um dos seus efeitos é inibir o apetite.

A combinação de Bupropiona 150mg e Orlistat 120mg ajuda a emagrecer ?

A combinação da Bupropiona com o Orlistat ajuda a emagrecer sim, já que um dos medicamentos inibe o apetite e controla a ansiedade e o outro bloqueia a absorção de parte da gordura ingerida, a redução de peso será evidente.

Orlistat é natural?

O Orlistat é um medicamento sintético produzido em laboratório e vendido em drogarias e farmácias, não é natural.

Orlistat provoca gases?

O Orlistat apresentou diversos efeitos colaterais, dentre os muito comuns se encontra o acúmulo de gases ou flatulência, então é comum acontecer entre os usuários.

O Orlistat não faz efeito?

O Orlistat quando usado corretamente, seguindo o modo de usar, as doses e os horários, funciona corretamente.

O Orlistat demora muitos dias para fazer efeito?

O Orlistat é um medicamento que apresenta efeito logo nas primeiras horas de uso, porém os efeitos no emagrecimento podem levar uns dias para serem percebidos.

Como o Orlistat funciona?

O Orlistat age no organismo direto no trato intestinal impedindo que cerca de 30% da gordura do que foi ingerido através da alimentação seja absorvido no intestino e seja diretamente eliminado através das fezes, e com isso causa a perda de peso.

Orlistat contra indicação (há contraindicações?)

O Orlistat possui poucas contraindicações, porém deve ser evitado por quem tem colestase, síndrome da má absorção e pacientes que estejam gestantes não podem utilizar esse medicamento.

Há efeitos colaterais do Orlistat?

Os efeitos colaterais mais comuns do Orlistat são diarreias devido a alta concentração de gordura nas fezes, fezes alaranjadas, flatulência e cólicas.

Quais as precauções?

O orlistat não deve ser utilizado por mulheres grávidas, por pacientes que tenham colestase e por pacientes que tenham síndrome da má absorção. Diabéticos devem usar com cautela pois podem ter hipoglicemias ao usar esse medicamento, portanto devem ter aconselhamento médico.

Há reações adversas?

O Orlistat possui algumas reações adversas, entre elas as mais comuns são evacuações oleosas, dores absominais, gases, urgência para evacuar, infecções de garganta e resfriados. As reações comuns são perda de controle das evacuações, fezes amolecidas, distúrbios nas gengivas, ansiedade e fadiga.

Interação medicamentosa (qual a preaucação em combinar com outros remédios?)

O Orlistat não deve ser usado junto com ciclosporina pois foi observado que os níveis ssanguíneos da ciclosporina foi reduzido. Não deve ser usado junto com amiodarona pois o efeito da mesma é reduzido. Não deve ser usado por pacientes que utilizam medicação antiepilética.

Orlistat bula  (existe bula?)

O Orlistat possui bula em todas as suas apresentações, nos sites dos fabricantes e no site da Anvisa, onde possui informação como a forma indicada pelo fabricante de se tomar o medicamento (que são 3 cápsulas ao dia 1 hora ou 30 minutos antes das refeições), a forma de armazenar (sempre em local seco e arejado), os riscos e feitos colaterais (como diarréia, flatulência, dores abdominais, dores de cabeça..).

Há orlistat manipulado? É recomendado o uso?

O Orlistat pode ser manipulado em qualquer farmácia de manipulação, alguma podem pedir receita médica.

Orlistat (Qual o preço do manipulado? y

O Orlistate de 120mg com 60 cápsulas sai em média R$71,50 em farmácia de manipulação online.

Orlistat (Qual o preço?)

O Orlistat que é vendido em drogaria de 120mg com 84 cápsulas custa em média R$131,94.

Orlistat antes e depois (há estudos clínicos? se sim, quais os resultados?)

Os estudos realizados a respeito do Orlistat indicaram que durante o tratamento ele causa uma significativa redução do peso devido a reduzir a absorção da gordura que é ingerida, porém, quando o paciente parou de o consumir e não alterou a sua dieta, o peso voltou. Foi percebido através dos estudos que a mentalidade e dieta precisam mudar para que o peso perdido não volte a ser adquirido.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.