O psyllium é um tipo de fibra comumente usado como um laxante suave, formador de volume.

Sendo uma fibra solúvel, o psyllium é capaz de passar pelo seu sistema digestivo sem ser completamente decomposto ou absorvido.

Em vez disso, ele absorve água e se torna um composto viscoso que beneficia a constipação , diarréia , açúcar no sangue , pressão arterial , colesterol e perda de peso.

Este artigo informa tudo o que você precisa saber sobre o psyllium.

O que é Psyllium?

O Psyllium é uma planta pequena que nasce normalmente em solos mais arenosos na área do Meditarrâneo. De toda a planta, a única parte que é usada medicinalmente são as sementes, que é onde se encontra a maior concentração de fibras, óleos e mucilagem. O resto da planta não é utilizado.

O Psyllium é utilizada em forma de pó, que é extraído das sementes. Esse pó é rico em fibras. As fibras de Psyllium possuem efeito laxativo suave.

Composição

Psyllium em pó. O Psyllium em si possui L-arabinose, ácido galacturônico e D-xilose, que são componentes químicos presentes na semente.

Para que serve o psyllium?

O Psyllium serve como laxativo suave, aumentando o volume fecal e facilitando o seu deslizamento no intestino.

Quais os benefícios do Psyllium?

Os maiores benefícios do Psyllium são a sua ação laxativa suave, o seu aumento do volume fecal e aumento da motilidade intestinal de forma suave. Com as suas fibras ele impede parte da absorção da glicose nos intestinos, então se torna muito benéfico para pacientes com diabete, também auxilia muito pacientes com níveis altos de triglicérides e colesterol no sangue, e diminui a absorção de gorduras vindas da alimentação.

Psyllium em pó

O Psyllium é encontrado normalmente em pó devido a facilidade para a ingestão e aproveitamento das suas propriedades. Para a obtenção de todas as suas propriedades as sementes precisam ser moídas para que seja possível obter as fibras que serão dissolvidas em água para consumo.

Separamos abaixo uma dica extra  que irá mostrar a você uma forma simples  e rápida de como eliminar  de 5 a 10 Kgs em apenas 30 dias

Casca de Psyllium

A casca de Psyllium pode ser encontrada em vários lugares e pode ser usada assim como o pó. A maior dificuldade em se consumir diretamente a casca é que é necessário consumir uma quantidade muito maior para se obter os mesmos benefícios, mas as fibras serão aproveitadas da mesma forma.

Farinha de Psyllium

A farinha de Psyllium é uma das formas de encontrar o psyllium em pó. Ela pode ser encontrada em casas de produtos naturais e é muito utilizada em receitas fit.

Casca de psyllium

A casca de psyllium pode ser usada de diversas maneiras e possui as mesmas propriedades do pó de psyllium, apenas tendo que ser consumida em uma quantidade maior devido a sua concentração de fibras.

Como consumir Psyllium?

O Psyllium deve ser consumido de 5g a 15g ao dia. De preferência antes das refeições porque ele também possui a ação de aumentar a saciedade por aumentar o volume. Essa mesma dosagem é valida para a casca de psyllium. A farinha como é normalmente usada em receitas, pode ser usada em maior quantidade.

Riscos do consumo em excesso

O Psyllium não possui uma resposta tóxica caso seja ingerido em excesso porém a planta pode causar uma resposta alérgica se consumida em dosagem além da recomendada, e nesse caso o uso deve ser suspendido.

Posologia

O Psyllium deve ser consumido de 5g a 15g ao dia antes das refeições e antes de dormir com bastante água. Se for consumido com pouca água ele pode causar efeito inverso e acabar causando constipação.

Emagrece

O Psyllium auxilia o paciente a comer menos visto que ele aumenta a saciedade por aumentar de tamanho depois de ingerido, então se associado com uma dieta hipocalórica e exercícios físicos, o psyllium pode sim ajudar a emagrecer.

Contraindicação

O Psyllium é contraindicado para pacientes que apresentem cólicas abdominais de origem desconhecida. Estenose intestinal. Constrição intestinal e Diabetes em que a dosagem de insulina seja muito difícil de ajustar pois pode ocorrer hipoglicemia.

Efeitos colaterais

Em alguns pacientes foi relatado a formação de gases nas primeiras semanas de uso, mas esses sintomas tendem a desaparecer com o tempo.

Advertências

O psyllium vai apresentar a sua ação laxativa e sacietógena se for consumido junto com bastante água, então caso a ingestão de água seja pouca, ele não vai agir como o esperado e pode causar constipação.

Bula do Psyllium

O Psyllium em si é um suplemento alimentar e pode também ser encontrado em farmácias de manipulação, mas por ser considerado um alimento funcional, ele não apresenta uma bula.

Onde comprar Psyllium?

O Psyllium pode ser encontrado em farmácias de manipulação, em lojas de produtos naturais, mercadões municipais e até supermercados. Encontra-se facilmente na internet também.

Combinação quitosana e psyllium

O que é?

A quitosana é uma fibra derivada da casca dos crustáceos que forma um gel dentro do estômago e impede a absorção das gorduras vindas da alimentação. O psyllium é uma planta de onde se obtém um pó rico em fibras que aumentam de tamanho dentro do organismo e possui ação laxativa ao mesmo tempo que dificulta a absorção de glicose e gorduras vindas da alimentação.

Composição

Quitosana e Psyllium somente. Alguns medicamentos encontrados na internet possuem outros componentes em sua composição junto com a quitosana e o psyllium, mas existem suplementos com apenas os dois componentes.

Para que serve

Um suplemento com essa composição de quitosana e psyllium tem a finalidade de absorver gorduras e glicose, ou seja, parte dos carboidratos, e aumentar a motilidade intestinal, com a finalidade de causar perda de peso.

Benefícios

Os maiores benefícios de um suplemento com essa combinação seria um grande aumento da motilidade intestinal. Um aumento do consumo de água. Uma grande diminuição da absorção de gorduras e açúcares, causando a diminuição dos triglicérides e colesterol, e posteriormente a perda de peso.

Sugestão de uso

É sugerido o uso por pessoas que queiram perder peso, que necessitem de uma maior motilidade intestinal e que necessitem diminuir os índices de colesterol e triglicérides.

Como tomar

Deve ser tomado 1 cápsula antes das principaos refeições, como almoço e jantar, com bastante água.

Como funciona

A quitosana funciona da seguinte forma, ao ser ingerida com bastante água, no estômago ela forma uma espécie de gel, e esse gel captura as moléculas de gordura ingeridas na alimentação impedindo que elas sejam absorvidas no intestino. O Psyllium é misturado com água e ingerido, dentro do estômago as suas fibras aumentam de tamanho impedindo a absorção de parte da gordura e parte dos açúcares ingeridos não permitindo que eles sejam absorvidos no intestino, dessa forma ele aumenta o volume fecal e a motilidade intestinal.

Manipulado

Essa fórmula manipulada deve ser mandada da seguinte forma, Quitonasa 350mg + Psyllium 350mg. Uma fórmula dessas com cerca de 60 cápsulas saí em média R$49,90, dependendo da farmácia.

Emagrece

Essa composição é uma pedida para auxiliar a diminuir a absorção de componentes que causam o aumento do peso, principalmente se associada com uma dieta hipocalórica e exercícios físicos.

Quantos quilos emagrace por semana

A quantidade de peso perdido depende muito dos alimentos ingeridos durante o consumo do suplemento e de cada organismo.

Contraindicação

É contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, a pessoas com alergia a peixe e crustáceos. Grávidas e pessoas que estejam amamentando.

Efeitos colaterais

Essa fórmula pode causar constipação caso não seja utilizada junto com o consumo aumentado de água.

Precauções

Essa fórmula deve ser evitada por pessoas com alergia a crustáceos devido a quitosana ser derivada da casca de crustáceos, e sempre se atentar ao consumo de água, pois a formação do gel e o aumento das fibras absorve muita água, o que pode causar desidratação e constipação, então o aumento do consumo é fundamental.

É aprovado pelo Anvisa

Por ambos serem considerados suplementos alimentares e não apresentarem riscos a saúde, não entram em uma categoria que necessite aprovação da ANVISA. Portanto não possuem registro.

Onde comprar

Pode ser encontrado em farmácias de manipulação ou em sites na internet.