Quitosana, feita de quitina ou “armadura da natureza”, é um composto resiliente derivado da forte camada externa de moluscos.
Possui inúmeras aplicações, mas os benefícios para a saúde mais notáveis são: ajudar na perda de peso, reduzir o colesterol e melhorar a regeneração da pele e das articulações.
Leia este super artigo para saber mais sobre este suplemento incomum!
A quitosana é uma fibra natural encontrada na quitina, que é um polissacarídeo presente no exoesqueleto, ou seja, na casca dos crustáceos.
Ou seja, a quitosana é extraída das cascas de camarão, lagosta e caranguejo.
É uma substância fibrosa que pode bloquear a absorção de gordura na dieta.
Por isso, a quitosana é considerada um alimento funcional natural pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é amplamente utilizada como suplemento na redução de peso e consumo calórico diário.
A quitosana é uma fibra natural que é utilizada para bloquear a absorção das gorduras vindas da alimentação, fazendo com que dessa forma o paciente venha a perder peso com o seu consumo prolongado.
A quitosana apresenta alguns benefícios para os seus usuários, entre eles a perda de peso devido a diminuição da absorção das gorduras ingeridas.
A redução dos índices de triglicérides e gorduras ruins na circulação sanguínea devido a redução da gordura absorvida e um aumento da motilidade intestinal devido ao seu alto teor de fibras.
A recomendação de uso da quitosana é de 1,5g a 3g ao dia, sendo dividido em várias doses ao longo do dia, sempre antes das principais refeições e antes de se ingerir uma quantidade maior de gorduras.
Pode-se começar com 1 cápsula de 500mg 30 minutos antes das principais refeições e aumentar para 2 cápsulas.
A quitosana é muito eficiente para o caso de consumo excessivo de alimentos gordurosos, então quando é esse o caso, ela é eficiente sim.
Vai agir melhor quando associado a uma dieta e reeducação alimentar.
A quitosana vai agir em cada organismo de uma forma diferente, mas sempre vai bloquear a absorção das gorduras vindas da dieta, então a quantidade de peso perdido vai ser relativa a dieta do paciente.
A quitosana apesar de ser uma fibra natural pode impedir ou atrapalhar a absorção de outros medicamentos, portanto se for consumir a quitosana com outros medicamentos é melhor dar um intervalo de aproximadamente 3 horas entre eles.
A quitosana pode ser sim uma boa opção para auxiliar as pessoas que desejam perder peso devido a sua ação em bloquear a absorção da gordura ingerida pela alimentação e aumentar a motilidade intestinal e por causa disso ela causa a perda de peso.
A quitosana é uma fibra natural que ao ser ingerida, quando se encontra no estômago, ela passa por um processo de transformação onde ela incha e se transforma em um gel ionizado com cargas positivas.
A gordura ingerida na alimentação vai para o estômago e lá ela possui carga negativa, sendo ligada ao gel da quitosana.
Esse gel vai para o intestino e devido a sua ionização a gordura não consegue ser absorvida pelo organismo, sendo eliminada através das fezes.
A quitosana não apresenta nenhuma interação medicamentosa, apenas é aconselhável que não se tome outros medicamentos junto com ela, que se espere algumas horas antes ou depois do consumo.
A quitosana é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade a crustáceos. Gestantes e pacientes que estejam amamentando.
A quitosana não apresenta efeitos colaterais.
A quitosana pode causar em algumas pessoas constipação caso o paciente não tome água o suficiente para causar a motilidade intestinal e a formação do gel da quitosana.
A maior precaução da quitosana é que ela não pode e não deve ser utilizada pode qualquer pessoa que seja alérgica a frutos do mar ou que tenha hipersensibilidade a crustáceos ou frutos do mar.
A maior desvantagem da quitosana é que ela só bloqueia as gorduras consumidas na dieta, ou seja, se o motivo do aumento de peso for uma dieta rica em carboidratos, ela não vai ser tão eficaz.
A quitosana é a substância em si, porém existem medicamentos no mercado com ela.
A Quitosana possui bula que contém informações como a forma de tomar, que é de 1,5g até 3g ao dia, em doses de 500mg antes das principais refeições.
Que gestantes, lactantes e pessoas com hipersensibilidade a crustáceos não devem consumir esse medicamento.
Esse medicamento deve ser consumido com bastante água.
A Quitosana pode ser manipulada ou comprada pronta em drogarias e farmácias de manipulação ou lojas de suplemento.
Seu preço varia de acordo com a quantidade de cápsulas e dosagem. Um frasco de 500mg com 60 cápsulas sai em média R$45,90 na internet.
Existem inúmeros estudos e trabalhos acadêmicos a respeito da quitosana e da obesidade, e muitos deles concordam que a quitosana pode ser um complemento no processo de emagrecimento de pacientes obesos junto com um trabalho de reeducação alimentar e atividade física.
A Quitosana Bioslim é uma fibra natural vinda da quitina que é um polissacarídeo originário do exoesqueleto de alguns crustáceos.
A quitosana Bioslim é composta apenas por Quitosana, na dosagem de 500mg por cápsula.
O Bioslim é indicado para pacientes que desejam reduzir medidas e perder peso.
A quitosana Bioslim deve ser consumida se tomando 1 cápsula de 500mg pelo menos 30 minutos antes das refeições com maior índice de gorduras, não ultrapassando a dosagem final de 3g ao dia.
O Bioslim deve ser tomado pelo menos 3 vezes ao dia, ingerindo 1 a 2 cápsulas de 500mg com bastante água, cerca de 30 minutos antes das refeições.
O Bioslim vai impedir a absorção das moléculas de gordura ingeridas, fazendo com que elas passem direto pelo intestino e sejam eliminadas através das fezes, dessa forma, a quitosana vai ajudar a eliminar o excesso de gordura e o corpo não vai ser capaz de armazenar a gordura nova, causando a perda de peso, desde que associado a uma dieta saudável.
O Bioslim é capaz de ajudar a eliminar o excesso de peso em quem o utiliza se o problema for o excesso de gordura na alimentação, então com o consumo de Bioslim e uma mudança nos hábitos alimentares, o peso será perdido.
O Bioslim é contraindicado para pacientes alérgicos a crustáceos. Com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
A gestantes e lactantes.
A quitosana Bioslim não possui efeitos colaterais.
A bula do Bioslim não foi encontrada devido ao fato de o produto não estar devidamente legalizado junto a Anvisa.
O Bioslim original da Herbarium não é mais fabricado.
No site Mercado Livre existem diversos anúncios com o nome de Bio Slim, porém não é o mesmo medicamento, e não apresenta a mesma composição, que seria Quitosana.
Portando o site Mercado Livre para comprar o medicamento BioSlim que foi descontinuado pelo fabricante não é indicado.
Existe um estudo sobre o medicamento e seu efeito no emagrecimento de pessoas obesas.
O estudo concluiu após 4 semanas que o uso do suplemento não interferiu ou ajudou na perda de peso dos pacientes estudados.
A quitina é de onde a quitosana é derivada, a quitosana é uma fibra.
A quitina é um polissacarídeo advindo do exoesqueleto de algumas espécies de crustáceos.
A quitina e a quitosana servem para formar um gel no estômago e esse gel impede a absorção de gorduras vindas da alimentação, impedindo assim o ganho de peso.
A quitina é de onde vem a quitosana, e a quitosana se usada corretamente e associada a dieta hipocalórica e exercícios físicos pode ajudar na perda de peso sim.
São contraindicadas para pacientes alérgicos a crustáceos.
Com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. e gestantes e lactantes.
A quitosana é a fibra derivada da quitina, ou seja, a quitosana é um processo de quebra da quitina.
A quitina é um polissacarídeo presente na casca dos crustáceos
O Redubio é um suplemento alimentar a base de quitosana que é utilizado no combate ao excesso de peso como bloqueador da absorção da gordura ingerida através da dieta.
A composição do Redubio é Fibra alimentar e Quitosana.
A indicação do Redubio é no combate ao excesso de peso, auxiliando no processo de emagrecimento e no processo de diminuição das gorduras e triglicérides da corrente sanguínea, que são ocasionados pela alta ingesta de gorduras na dieta.
O Redubio deve ser utilizado da seguinte maneira, deve ser ingerido 2 cápsulas 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, cerca de 20 minutos antes das mesmas, com um grande volume de água para que possa ser formado o gel que vai impedir a absorção da gordura.
O Redubio auxilia no processo de emagrecimento visto que ajuda a não absorver parte da gordura ingerida pelo paciente e aumenta a sua motilidade intestinal, então se associado a uma dieta hipocalórica e exercícios físicos, pode sim ajudar a emagrecer.
O Redubio é contraindicado para pacientes que sejam alérgicos a crustáceos e peixes, que tenham hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Para pacientes que estejam gestantes.
Que estejam amamentando e crianças.
O Redubio possui uma breve bula onde se encontram informações como o modo de tomar, que são 2 cápsulas 3 vezes ao dia antes das principais refeições com um grande volume de água.
E também possui informações como as suas contraindicações, que são pessoas com alergia a crustáceos e peixes, com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, pacientes gestantes e que estejam amamentando.
Também orienta sobre manter uma dieta saudável e consumir ao menos 8 copos de água entre as refeições enquanto estiver utilizando o suplemento.
O preço médico do Redubio é de R$19,45 em sites na internet.
O Redubio pode ser encontrado em diversos sites de farmácias ou de suplementos, como na Ultrafarma.
O Redubio é um suplemento comum que continua sendo fabricado, portanto é mais difícil encontrar algum que seja falsificado.
O site Mercado Livre nesse caso pode ser uma alternativa, porém ainda acho mais confiável um site de drogaria.
O Redumix é um suplemento alimentar a base de 3 substâncias naturais que são ricas em fibras que produzem um gel dentro do estômago para absorver a gordura vinda da alimentação, que são a quitosana, o psyllium e a spirulina.
O Redumix é indicado no auxílio da redução de peso em pacientes obesos ou com sobrepeso ou somente que desejem reduzir o peso ou diminuir os níveis de colesterol sanguíneo.
O Redumix é contraindicado para pacientes com alergia a peixes e crustáceos, com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Para gestantes e para pacientes que estejam amamentando.
O Redumix não possui efeitos colaterais. O que pode ocorrer é que o paciente pode ter constipação caso não tome uma grande quantidade de água junto com o suplemento e ao longo do dia.
O Redumix não interage com outros medicamentos porém pode atrapalhar a absorção dos mesmos, portanto deve ser tomado em horários diferentes de outros medicamentos.
A maior precaução do Redumix é quanto ao fato dele não poder ser usado por pacientes alérgicos a peixes e crustáceos, e que deve ser usado com bastante água sempre para evitar uma possível constipação.
Existem reclamações no site Reclame Aqui quanto a eficácia do produto.
Nas reclamações são alegadas que o produto não funciona, que o gel não é formado e que ele não absorve gordura ou emagrece.
O Redumix custa em média R$41,02 no site da Ultrafarma.
O Redumix não possui estudos clínicos ou artigos científicos comprovando a sua eficácia.
Farmacêutica com mais de 4 anos de experiência em Drogaria, 1 ano de experiência em Farmácia de Manipulação, formada em Farmácia pela FAPI – Faculdade de Pindamonhangaba desde 2013 – CRF/SP 75564.