
Os nutrientes presentes nos alimentos que consumimos precisam ser convertidos em energia para garantir o bom funcionamento do organismo. Durante esse processo, diferentes substâncias são sintetizadas ou utilizadas, como é o caso do piruvato de cálcio.
O piruvato de cálcio é uma substância produzida naturalmente pelo organismo durante o processo de metabolização dos carboidratos, ou seja, sua quebra para produção de energia.
Essa substância participa dos ciclos de conversão dos nutrientes presentes nos alimentos que ingerimos em energia para o funcionamento do organismo, e assim o ciclo de produção de energia continua.1
Ao participar dos processos de produção de energia, o piruvato de cálcio otimiza a quebra da glicose para ser utilizada pelo organismo e, consequentemente, reduzindo as chances do seu excesso ser armazenado sob a forma de gordura.
Quais são os benefícios do piruvato de cálcio?
Devido a sua participação nos mecanismos de produção de energia, principalmente a partir da quebra dos carboidratos em glicose, o piruvato de cálcio poupa a utilização das proteínas provenientes da alimentação, priorizando o seu uso para a construção de massa magra, favorecendo o aumento da massa muscular.
Estudos comprovaram a eficácia da suplementação com piruvato de cálcio aumentaram o desempenho durante a prática de atividades físicas e evidenciaram impacto positivo no aumento de massa magra.1,2
Pesquisas com atletas também mostraram que o uso de suplementos de piruvato de cálcio melhorou a força e a composição corporal, especialmente quando combinado a suplementos de aminoácidos.3
Outro benefício da suplementação com piruvato de cálcio é a melhor utilização da energia produzida pelas células, aumentando a sensação de melhora da disposição e do bem-estar.

Suplemento de piruvato de cálcio emagrece?
Estudos apontam que as estratégias mais eficazes para a perda de peso são aquelas que não passam apenas pela modificação dos hábitos alimentares, mas que levam a atitudes que vão além da alimentação, como o aumento da prática de atividade física, mudança de mentalidade, tratamentos estéticos e uso de suplementos.
Pesquisas recentes apontaram que a suplementação com piruvato de cálcio, aliada a prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis, pode ser muito benéfica para promover e acelerar a perda de peso.
Pacientes suplementadas com a substância observaram redução de peso e de medidas, especialmente na região do abdômen, preservando a massa muscular.
Também foram observadas a redução do percentual de gordura corporal, dos níveis de fadiga e o aumento da taxa metabólica basal, ou seja, uma melhora no metabolismo que pode beneficiar os indivíduos que buscam o emagrecimento.1
Veja também: 20 suplementos mais usados para emagrecer
A suplementação com piruvato de cálcio possui efeitos colaterais?
Os estudos sobre o uso de suplementos de piruvato de cálcio para o emagrecimento não mostraram efeitos colaterais graves.
Os efeitos mais comuns relatados pelos pacientes foram flatulência, enjoos e diarreia. Dessa forma, pessoas com doenças relacionadas ao trato digestivo, como Síndrome do Intestino Irritável (SII), devem observar o aparecimento de sintomas indesejáveis.
Mulheres grávidas ou amamentando também devem consultar o médico ou nutricionista antes de iniciar o uso de suplementos.
1 FERNANDES, C.; SBAMPATO, C.G.; CAMPOMORI, V. Composição Corporal E Variação De Peso Em Mulheres Saudáveis Após Utilização Do Piruvato. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 1, n. 3, p. 23-32, Maio/Junho, 2007.
2 OLEK, R. et al. Single pyruvate intake induces blood alkalization and modification of resting metabolism in humans. October 2014, Nutrition 31(3).
3 STONE, M.H. et al. Effects of in-season (5 weeks) creatine and pyruvate supplementation on anaerobic performance and body composition in American football players. Int J Sport Nutr. 1999 Jun;9(2):146-65.