O que é Venvanse?

Embalagem do remédio Venvanse

O Venvanse, ou Lisdexanfetamina, é um medicamento utilizado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

É recomendada a associação com outras terapias não farmacológicas.

Conhecido por outro nome? Marca…

No Brasil a Lisdexanfetamina comercializada com o nome de Venvanse.

Possui outros nomes, como Elvanse em Portugal e Vyvanse nos Estados Unidos, mas a composição é a mesma, é produzida no Brasil pela Shire.

Pra que serve e quais os benefícios de Venvanse?

O Venvance, um estimulante da família das anfetaminas, age aumentando a capacidade de concentração de pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Auxilia também na redução da agitação mental e a hiperatividade física.

Entretanto, devido aos riscos de abuso e potenciais efeitos colaterais, o uso deve ser acompanhado de perto por especialistas.

Venvanse Emagrece?

Por ser uma anfetamina, o Venvanse pode causar efeitos como redução de apetite, que podem levar ao emagrecimento.

Mas, devido aos riscos graves para a saúde, que incluem dependência e morte súbita, o uso para este fim não é recomendado.

Venvanse Necessita de receita ou está proibido?

O Venvanse é um medicamento de venda controlada, sendo necessária a apresentação de receita especial, que será retida pela drogaria.

Venvanse é autorizado pela Anvisa?

Sim, o uso e a comercialização do Venvanse são autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Como Tomar o Venvanse?

Comprimidos brancos do remédio Venvanse

A dose inicial e recomendada de Venvanse é de 30 mg, usado uma vez por dia, pela manhã.

A dose pode ser aumentada até 70mg, dependendo do quadro clínico e resposta ao tratamento.

O uso deve ser feito sempre no período da manhã, devido ao risco de insônia, que aumenta quando o medicamento é usado mais tarde.

A cápsula pode ser ingerida inteira ou, para aqueles que tem dificuldade de deglutição, pode também ser aberta e o conteúdo dissolvido em água, alimentos pastosos ou líquidos, como iogurte ou suco de laranja.

Efeitos Colaterais e Riscos do Uso de Venvanse

O Venvanse pode causar alguns efeitos indesejáveis psiquiátricos, que incluem piora de quadros psiquiátricos pré-existentes, insônia, irritabilidade, agressividade e dependência.

Além disso, outros efeitos foram encontrados, como convulsões, interrupção de crescimento (em pacientes pediátricos), redução de apetite, hipertensão, taquicardia e morte súbita.

Contra indicações de Venvanse

O Venvanse é contraindicado em casos de alergia ao dimesilato de lisdexanfetamina ou a algum dos componentes da formulação.

Além disso, é contraindicado para pessoas com doença cardiovascular sintomática, hipertensão, hipertireoidismo, glaucoma, histórico de abuso de drogas, estados de agitação.

Não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam tentando engravidar, pela possibilidade de causar problemas no feto.

Da mesma forma, não é recomendado o uso durante a amamentação, uma vez que as anfetaminas são excretadas no leite materno.

O uso do Venvanse não foi estudado na população idosa.

Antes e depois do Venvanse (há estudos clínicos?)

Diversos estudos, realizados com crianças, adolescentes e adultos, demonstraram a eficácia do Venvanse no tratamento do TDAH.

As idades dos pacientes incluídos nesses estudos eram variadas, e incluíam crianças a partir de 6 anos.

Estudos também demonstram um grande potencial de dependência, motivo pelo qual o uso deve ser sempre acompanhado por especialistas.

Qual o preço médio do Venvanse?

A caixa de Venvanse 30, 50 e 70mg, com 28 cápsulas, podem ser encontradas com preços a partir de R$300.